Rita Fabiana

Colaboradora do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian (2000 - 2010); Curadora e Conservadora da coleção de escultura e instalação do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (desde 2010)

60 Exposições

Mestre em História da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e pós-graduada em Estudos Curatoriais pela FBAUL, fez também formação complementar em Conservação de Fotografia e Preservação de Espécies Fotográficas, e em Conservação Preventiva – Ambiente nos Museus.

Entre 1988 e 1989, realizou escavações arqueológicas no Teatro Romano de Lisboa, sob a orientação do professor Dias Diogo. De 1995 a 1999, trabalhou no Arquivo de Arte (Coleções de Fotografia Portuguesa) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), na equipa de Investigação, responsável pelo estudo, inventariação e curadoria dos acervos fotográficos.

Entre 2000 e 2010, trabalhou no Serviço de Belas-Artes da FCG, onde coordenou o Setor de Artes Plásticas e Exposições (apoios e subsídios), fez curadoria e coordenação de exposições, coordenação de projetos de investigação, projetos editoriais e projetos de edição digital. Organizou e participou em júris internacionais (residências artísticas internacionais).

Em 2010, integrou a equipa do Centro de Arte Moderna da FCG, como curadora de exposições e responsável de Coleção (escultura e instalação), colaborando ainda na área distributiva, no campo das artes visuais (pareceres, júris e programa de visitas de curadores internacionais). Como curadora responsável pelo acervo de escultura e instalação da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, tem participado em várias exposições da Coleção. A este título, tem investigado e reativado um conjunto de instalações históricas de artistas como Ana Vieira, Alberto Carneiro e António Ole. Tem sido responsável, regularmente desde 2006, pela curadoria de exposições de artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros, como Leonor Antunes e Gabriela Albergaria, Ricardo Jacinto, Vítor Pomar, André Guedes, A Kills B, Ana Jotta e Ricardo Valentim, Tamás Kaszás, Emily Wardill, Yto Barrada, Irineu Destourelles e Manon de Boer (esta última com Susana Gomes da Silva), entre outros. Foi curadora de uma exposição antológica de desenho de Jorge Martins (2008) e das primeiras retrospetivas dedicadas aos artistas José Escada e Túlia Saldanha (esta com Liliana Coutinho) e cocuradora da retrospetiva dedicada a António Ole (com Isabel Carlos).

Desde março de 2016, é coordenadora de programação do Museu Calouste Gulbenkian.

Tem textos em catálogos e artigos em revistas, como a Contemporânea e a OEI (# 80-81, 2018), esta última dedicada a Ernesto de Sousa e às vanguardas em Portugal. Mais recentemente, participou na mesa-redonda «Colaboração nas Artes em Portugal», no âmbito da conferência «Campos de Colaboração nas Práticas Artísticas Contemporâneas» (ICNOVA, IHA, IFILNOVA e Culturgest, 2019). Em colaboração com as associações feministas afrodescendentes e da diáspora africana Djass, Femafro, Inmune e Padema, e com Marta Lança e Filipa Vicente, programou e organizou o encontro internacional «Where I (We) Stand», para debater a descolonização, não só da História, dos corpos e das narrativas, mas igualmente da própria estrutura do museu, enquanto lugar de representação e produtor de conhecimento (CM-MCG, 2019).

Lecionou um seminário de curadoria e produção de exposições no mestrado de Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2014-2017), e participou, enquanto avaliadora externa, no MFA da Malmö Art Academy (2018).


Entidades Relacionadas


Eventos Paralelos

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde

Visita(s) guiada(s)

Encontros ao Fim da Tarde


Publicações


Multimedia


Documentação


Exposições

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.