CAM em Movimento. Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015

Programa «CAM em Movimento»

Em 2021, entre confinamentos e o definitivo encerramento do edifício do CAM – Centro de Arte Moderna para obras, o CAM iniciou um «programa fora de portas» intitulado «CAM em Movimento».

Guiado pelo desejo de uma arte mais democrática e feita para as pessoas, este novo ciclo sustentava o seu modelo na espontaneidade, reunindo uma programação capaz de suscitar a curiosidade do público, que se concretizava na invasão da paisagem comum e na tentativa de disrupção do quotidiano na cidade. Através de um exercício de experimentação e reflexão, pretendia-se questionar criticamente a instituição, explorando o leque de possibilidades, papéis e funções a adotar no presente e no futuro, em contexto local, nacional e internacional.

Para Benjamin Weil, estes eram os elementos fundacionais do «CAM em Movimento». Nesse sentido, a instituição conseguiria cumprir os seus objetivos se durante o período do fecho conseguisse alargar a sua área de influência para lá do perímetro da Fundação Calouste Gulbenkian, procurando relacionar-se com outros públicos que, por uma ou outra razão, habitualmente se escusam a interagir com a arte (Conversa on-line: Alargar e diversificar geografias, 2021).

Afinal, para o novo diretor do CAM, a obra do edifício oferecia à instituição «uma oportunidade (…) [de] se reinventar e construir um futuro dinâmico, criar e estreitar laços de colaboração com outras áreas da Fundação, e explorar novos modos de se dar a conhecer e de atrair novos públicos» (Cruz, Expresso, 20 dez. 2020).  

A par das intervenções artísticas de Didier Fiúza Faustino (1968) e de Fernanda Fragateiro (1962) nas linhas de comboio da CP de Sintra (Rossio-Sintra) e de Cascais (Cais do Sodré-Cascais), respetivamente, a proposta inaugural do «CAM em Movimento» incluiu a colocação de um contentor marítimo no Jardim Gulbenkian ao qual, mais tarde, se juntariam outros, que se multiplicariam pela cidade com novos projetos artísticos e obras da coleção do CAM. 

A criação de uma sala de projeção de vídeos dentro de um contentor de carga e transporte de mercadorias, sobretudo quando colocado no meio de um jardim, era inusitada, mas seguia a linha do programa, favorecendo o encontro com a arte em locais onde este seria, à partida, inesperado (CAM em Movimento, 2021)

O primeiro contentor a ser instalado no jardim Gulbenkian apresentou um ciclo de vídeos da coleção do CAM especialmente dedicado a questões políticas e sociais como a solidão e a guerra, tendo a paisagem e o mundo natural como cenários de fundo (Centro de Arte Moderna / CAM em Movimento. Pedro Barateiro, 2021).

Depois de Untitled (N’en Finit Plus)», 2010-2011, de João Onofre (1976) — uma reflexão existencialista da solidão —, e de «White Horse», 2006, de Lida Abdul (1973) —, que mergulha nos meandros do conflito político e social causados por décadas de guerra —, exibia-se a obra «The Current Situation», 2015, do artista português Pedro Barateiro (1979), um convite à especulação sobre a noção de «presente contínuo», ou expandido, provocado pela crise económica e à observação da incapacidade de reação que daí decorre (Ibid).

Numa obra que relaciona situações aparentemente dessemelhantes — uma praga que contamina as palmeiras da espécie phoenix canariensis e a crise financeira alastrada a todo o sul da Europa —, Barateiro propõe uma reflexão crítica e poética sobre o quadro tardo-capitalista que vivemos, através da sobreposição sincopada de imagem e som, numa voz que intercala a apresentação dos factos com a lembrança de que esta é «a situação atual».

No que diz respeito à imagem, a natureza do vídeo, caraterizada por uma espécie de avalanche informativa concedida pela série de imagens digitais que interpelam o espetador, segue a linha de um fenómeno cultuado pela época contemporânea, e concretamente pelos meios de comunicação atuais; um efeito que acentua a incapacidade de reação.

A narrativa linear permite entender de que forma a praga que afetou as palmeiras originárias das Ilhas Canárias e trazidas das ex-colónias para a Europa, e concretamente para Portugal, durante o período colonial, se relaciona com a crise financeira que se fazia sentir simultaneamente na mesma área geográfica (Centro de Arte Moderna / CAM em Movimento. Pedro Barateiro, 2021). Confrontando imagens do corte da palmeira infetada com registos da manifestação contra as medidas de austeridade exigidas pela União Europeia junto à Assembleia da República, o artista parece estar a criar um inventário mental de formas de resistência — sejam elas biológicas, naturais, políticas ou sociais —, enquanto reflete sobre o sistema de crédito bancário e a sua necessidade de replicar a estrutura dos sistemas naturais (Vdrome / Pedro Barateiro: The Current Situation, 2015).

Como parte da programação paralela, foi organizada uma conversa on-line entre as curadoras Patrícias Rosas e Patrícia Albergaria e o artista Fernando José Pereira, intitulada «CAM em Movimento II: Alargar e diversificar geografias». A conversa deteve-se sobretudo sobre o ciclo «CAM em Movimento» e o processo de produção e instalação do contentor marítimo no jardim Gulbenkian, tendo ainda contado com uma apresentação de Fernando José Pereira acerca da obra The man who wanted to collect Time, o último vídeo do ciclo (CAM \ CAM em Movimento. Alargar e Diversificar geografias, 2021).

A exposição teve uma repercussão tímida nos meios de comunicação social. Destaque para a crítica de Luísa Santos na Contemporânea (Santos, Contemporânea, ed. 01-02-03, 2022), para as menções em artigos nas revistas Time Out (Moreira, Time Out, 19 out. 2021) e Umbigo (Duarte, Umbigo, 3 nov. 2021), e para as peças nos programas de rádio e de televisão Jornal da Noite (SIC, 15 out. 2021), As Horas Extraordinárias (RTP3, 29 out. 2021) e Portugal em Direto (RTP1, 3 nov. 2021)

Madalena Dornellas Galvão, 2023


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

The Current Situation

Pedro Barateiro (1979-)

The Current Situation, Inv. 15IM71

Palas Atena

Rembrandt Harmensz van Rijn (1606-1669) e aluno

Palas Atena, Inv. 1488

Figura de Ancião

Rembrandt Harmensz van Rijn (1606-1669)

Figura de Ancião, Inv. 1489


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

CAM em Movimento. Alargar e Diversificar Geografias [conversa online]

14 dez 2021
Online

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)
Frame do vídeo de Pedro Barateiro, «The Current Situation», 2015 (Col. CAM, Inv. 15IM71)

Multimédia


Documentação


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa

Conjunto de documentos referentes à exposição. Contém materiais gráficos, entre outros. 2021


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.