Filmes da Coleção Moderna

Iniciativa «Jardim de Verão»

Ciclo de filmes da coleção do Centro de Arte Moderna integrado no «Jardim de Verão», programa comemorativo dos 60 anos da Fundação Calouste Gulbenkian. Com curadoria de Leonor Nazaré, este ciclo apresentava duas dezenas de obras em torno de três grandes temas: «O Lugar da Voz», «Estado de Alerta» e «Lugares da Obra».
Series of screenings featuring films from the Modern Collection included in the “Summer Garden” programme commemorating 60 years of the Calouste Gulbenkian Foundation. Curated by Leonor Nazaré, the series presented around 20 artworks on the themes: “The Voice’s Place”, “State of Alert” and “Places of the Work”.

Ciclo de filmes da coleção do Centro de Arte Moderna (CAM) integrado no programa «Jardim de Verão», comemorativo dos 60 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, no qual colaboraram diversos serviços da instituição.

Com eventos e atividades nas áreas da música, dança, artes visuais, cinema e literatura, este programa, que decorreu entre 23 de junho e 20 de julho, ocupou diferentes espaços nos edifícios da FCG e no exterior.

No Anfiteatro ao Ar Livre tiveram lugar inúmeros eventos, durante o dia e à noite, entre os quais, as designadas «Noites de Cinema de Verão». Duas das noites foram dedicadas a filmes da coleção do CAM, com curadoria de Leonor Nazaré.

Três grandes temas ou linhas interpretativas compunham este ciclo – «O Lugar da Voz», «Estado de Alerta» e «Lugares da Obra» –, para o qual foram selecionadas duas dezenas de obras em suporte fílmico, pertencentes à coleção do CAM.

Fora do seu contexto habitual (o museu) e apresentados a par de filmes como Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, ou Amadeo de Souza-Cardoso. Le dernier secret de l'art moderne (2016), de Christophe Fonseca, estas obras desafiavam o espectador, servindo também o debate sobre os limites disciplinares e as aproximações de alguns filmes produzidos por artistas ao cinema, e vice-versa.

«Lugar da Voz» apresentava, através de uma seleção de dez filmes, cinco modos de entendimento da voz, definidos pela curadora como «A Voz do Canto», «A Voz do Silêncio», «A Voz Hipnótica», «A Voz Off» e «A Voz Delirante». O canto ocupa, de formas distintas e com propósitos diversos, o lugar central nas obras Duettino, de Vasco Araújo (1975), Instrumental Version (2001) e Untitled (n'en finit plus) (2010-2011), estas últimas de João Onofre (1976). Hereditas (2006), de Vasco Araújo, e Please don't go (2004), de João Tabarra (1966), revelam o lugar do silêncio, efetivo ou sugerido, como elemento orientador. Mensagens hipnotizantes, em diferentes sentidos e com recursos distintos surgem em Mind your own business (1991), de João Paulo Feliciano, e Hypnotic Suggestion 505 (1993), de Jane & Louise Wilson (1967). A voz exterior à cena, que comenta ou narra acontecimentos, orientando a leitura da componente visual, é explorada em The Man Who Wanted to Collect Time (2012), de Fernando José Pereira (1961), e The Current Situation (2015), de Pedro Barateiro (1979). Um roteiro delirante é posto em cena em White Horse (2006), de Lida Abdul (1973).

A ideia de «estado de alerta», e aceções possíveis, serviu de mote para a segunda seleção apresentada. À semelhança do tema anterior, este foi desdobrado, fazendo corresponder a cada filme um subtema. Assim, a Art Statement #61: Stay alert (as condition to work), 2011, de Fernando José Pereira, correspondeu o subtema «Em Estado de Alerta»; a Pursuit, Left Running, 2000, de Noé Sendas (1953), atribuiu-se o subtema «Em Fuga»; a Lancelot2004, de Jan Fabre (1958), «Em Luta»; e a Surrendering after Hamish, 2004, de Bruno Pacheco (1974), «Em Rendição».

Por último, «Lugares da Obra» reunia um conjunto de seis filmes através dos quais se aprofundam as várias camadas de significado de uma obra. A curadora propôs ao público que assistisse aos filmes selecionados tendo em mente a questão de onde se situa a obra, orientando-o assim na busca de sentido e significado. Por outro lado, estes trabalhos e lugares sugeridos («No Museu», «No Atelier», «Na Cidade», «Na Memória», «Na Performance») também podiam desencadear uma reflexão sobre o papel ou os papéis da obra de arte, associando-a a diferentes lugares e sujeitos (artista, observador, sociedade).

Ainda associado à coleção do Centro de Arte Moderna, foi exibido o documentário Amadeo de Souza-Cardoso. Le Dernier secret de l'art moderne (2016), de Christophe Fonseca, realizado no contexto da exposição «Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918)», comissariada por Helena de Freitas e apresentada no Grand Palais, em Paris, em 2016, por ocasião das comemorações dos cinquenta anos da delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Mariana Roquette Teixeira, 2020


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Kuenstlerleben

António Olaio (1963-)

Kuenstlerleben, 2010 / Inv. IM34

Surrendering after hamish

Bruno Pacheco (1974- )

Surrendering after hamish, 2004 / Inv. IM30

Art statement#61 – stay alert (as condition to work)

Fernando José Pereira (1961 - )

Art statement#61 – stay alert (as condition to work), 2011 / Inv. 13IM60

Lancelot

Jan Fabre (1958-)

Lancelot, 2004 / Inv. IM23

Pursuit, Left Running

Noé Sendas (1972-)

Pursuit, Left Running, 2000 / Inv. IM25

The Turner PIC

Pedro Cabral Santo (1968-)

The Turner PIC, 2005/07 / Inv. IM29

Left (L)overs

Rui Calçada Bastos (1972-)

Left (L)overs, 2004 / Inv. IM22

Studio Contents

Rui Calçada Bastos (1972-)

Studio Contents, 2004 / Inv. IM24

The Mirror Suitcase Man

Rui Calçada Bastos (1972-)

The Mirror Suitcase Man, 2004 / Inv. IM21

Historia de la Música Rock

Rui Valério (1969-)

Historia de la Música Rock, 2002 / Inv. IM20


Publicações


Multimédia


Documentação


Exposições Relacionadas

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