Usine de Rêve. Obras da Colecção de Fotografia, Filme e Vídeo do CAM

Exposição coletiva de obras da coleção de fotografia, filme e vídeo do Centro de Arte Moderna, com curadoria de Ana Anacleto. Esta mostra propunha uma reflexão sobre a memória, enquanto amálgama de imagens registadas mentalmente, aprofundando, através da experiência, o lugar da arte neste processo.
Collective exhibition of works from the Modern Art Centre’s photography, film and video collection curated by Ana Anacleto. The show highlighted art’s role in the process of memory through a reflection on memory as an assortment of mentally-recorded images.

Exposição de obras de fotografia, filme e vídeo da coleção do Centro de Arte Moderna (CAM), apresentada no Centro de Artes Visuais, em Coimbra.

O Centro de Artes Visuais – Encontros de Fotografia (CAV), em Coimbra, fundado em 2003, enquanto «nova vocação dos Encontros de Fotografia» (1980), tem como missão a exposição e divulgação das artes da imagem, fixa e em movimento, procurando facilitar o acesso dos cidadãos à obra de artistas nacionais e internacionais (Centro de Artes Visuais. Encontros de Fotografia). É neste contexto que Ana Anacleto terá recebido o convite de Albano da Silva Pereira, diretor da instituição, para conceber um projeto de exposição que levasse à cidade de Coimbra obras de fotografia, filme e vídeo da coleção do CAM (Usine de Rêve, 2015).

Nessa coleção, a curadora encontrou um conjunto de trabalhos de artistas nacionais e internacionais que suscitam questões associadas à memória e exploram ou evocam, de modo mais ou menos explícito, os seus processos. A partir desse universo de trabalhos, Ana Anacleto propôs uma reflexão sobre a memória, enquanto amálgama de imagens registadas mentalmente, onde realidade e ficção se misturam.

Na base do seu discurso sobre os processos da memória está o cruzamento das ideias desenvolvidas por Paul Ricœur e Jean-Luc Godard em torno do conceito de imagem – no caso do primeiro, associado ao processo de recordação e de reconhecimento (portanto, imagens mentais com referentes reais); no caso do segundo, relacionado com a arte do cinema, ou seja, imagens que criam realidades.

O texto da exposição inicia-se com a seguinte afirmação: «A memória, enquanto mecanismo perceptivo, tende a acomodar-se em nós sob a forma de uma máquina recolectora selectiva capaz de registar e reproduzir […] acontecimentos, acções ou pensamentos que associamos directamente ao passado.» (Usine de Rêve. Obras da Colecção de Fotografia, Filme e Vídeo do CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, 2015, s.p.) A ideia do funcionamento da memória como movimento mecânico, cumulativo, construtivo está, desde logo, presente no título da exposição, «Usine de Rêve» («fábrica de sonhos»), expressão usada por Jean-Luc Godard e de que a curadora se apropriou. Godard usa-a a propósito da produção cinematográfica de Hollywood, Anacleto recupera-a para caracterizar o ambiente por ela criado, um espaço que, nas suas palavras, «permite que o espectador possa vir ter experiências muito díspares» e onde «pode acontecer tudo» (Usine de Rêve, 2015).

Ao percorrer o espaço, o espectador viveria diferentes experiências estéticas, espaciais e temporais. Desde logo, pela diversidade de imagens, no que dizia respeito à sua natureza (com ligações diretas à realidade factual, criações ficcionais, universos com aparências oníricas), mas também àquilo que era revelado, de um modo totalmente explícito ou fragmentário, com diferentes graus de nitidez e, portanto, de possibilidade de identificação.

Para os trabalhos em vídeo foram criadas black boxes, intercaladas ao longo do percurso e criando espaços de penumbra e luz. O tempo, aspeto intrínseco e condição dos trabalhos em filme ou vídeo, era igualmente aludido em alguns trabalhos fotográficos, como era o caso das séries de Helena Almeida ou Jorge Molder, apesar de se tratar de um tempo não vivido pelo espectador, apenas reconstruível mentalmente.

Com esta exposição, a curadora explorava a questão da perceção da obra, a alimentação da memória do espectador através das imagens criadas por artistas, mas também a participação deste último na obra, através da recuperação de memórias a ela associáveis.

Neste contexto, as fotografias de Jane & Louise Wilson e Nuno Cera podiam ser vistas como possíveis metáforas do(s) lugar(es) da memória, cujos processos são explorados ou evocados pelos restantes artistas, podendo incidir na captação, recolha, permanência de imagens do passado (Rui Calçada Bastos, Daniel Blaufuks, Gonçalo Byrne, Pepe Diniz, Rosângela Rennó), no desdobramento, interseção, confusão e sonho (Gérard Castello-Lopes, Fernando Lemos), ou na passagem do tempo, dissolução, degradação e esquecimento (Helena Almeida, Victor Palla, Paulo Nozolino, José Luís Neto, Jorge Molder, Fernando José Pereira).

Esta exposição foi acompanhada por uma folha de sala, cujo texto foi assinado pela curadora. Paralelamente, a ESECTV (estrutura de produção de vídeo e televisão da Escola Superior de Educação de Coimbra) produziu uma reportagem televisiva, posteriormente transmitida na RTP 2, que inclui declarações da curadora e vistas da exposição.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

# D.B. 12/02 Berlin

Daniel Blaufuks (1963-)

# D.B. 12/02 Berlin, 2002 / Inv. 03FP429

The man who wanted to collect Time

Fernando José Pereira (1961 - )

The man who wanted to collect Time, 2012 / Inv. 13IM61

A mão e a faca

Fernando Lemos (1926-2019)

A mão e a faca, 1949-52 / Inv. FP235

Cena Humana

Fernando Lemos (1926-2019)

Cena Humana, 1949-52 / Inv. FP195/1

Coisas do Vidro

Fernando Lemos (1926-2019)

Coisas do Vidro, 1949-52 / Inv. FP311

Composição com Telas

Fernando Lemos (1926-2019)

Composição com Telas, 1949-52 / Inv. FP203

Intimidade dos Armazéns do Chiado

Fernando Lemos (1926-2019)

Intimidade dos Armazéns do Chiado, 1949-52 / Inv. FP258

Luz Armada

Fernando Lemos (1926-2019)

Luz Armada, 1949-52 / Inv. FP424

Luz Teimosa

Fernando Lemos (1926-2019)

Luz Teimosa, 1949-52 / Inv. FP288

Manequim do Vespeira

Fernando Lemos (1926-2019)

Manequim do Vespeira, 1949-52 / Inv. FP207/1

Mão de Sombra

Fernando Lemos (1926-2019)

Mão de Sombra, 1949-52 / Inv. FP214

Nu de Ensaio

Fernando Lemos (1926-2019)

Nu de Ensaio, 1949-52 / Inv. FP206

Visita Estranha I

Fernando Lemos (1926-2019)

Visita Estranha I, 1949-52 / Inv. FP426

Visita Estranha II

Fernando Lemos (1926-2019)

Visita Estranha II, 1949-52 / Inv. FP204

Figures (Some analogies surveyed, and organized into concrete poetry and conceptual film forms, on dates between 2001-2011)

Gerard Byrne (1969-)

Figures (Some analogies surveyed, and organized into concrete poetry and conceptual film forms, on dates between 2001-2011), 2001-2011 / Inv. IM44

Epcot U.S.A.

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Epcot U.S.A., 1984 / Inv. 87FP262

Desenho Habitado

Helena Almeida (1934-2018)

Desenho Habitado, Inv. 94FP378

Oddments Room I (Camping amongst Cannibals)

Jane & Louise Wilson (1967-)

Oddments Room I (Camping amongst Cannibals), Inv. FE100

Oddments Room VI (My Life in Four Continents)

Jane & Louise Wilson (1967-)

Oddments Room VI (My Life in Four Continents), Inv. FE101

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP382

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP383

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP384

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP385

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP386

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP387

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP388

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP389

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP390

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP391

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP392

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP393

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP394

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP395

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP396

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP397

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP398

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP399

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP400

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP401

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP402

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP403

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP404

Face lavée d'oubli...

Jorge Molder (1947-)

Face lavée d'oubli..., 1984 / Inv. 84FP405

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2007 / Inv. FP525

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2006 / Inv. FP526

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2006 / Inv. FP529

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2006 / Inv. FP530

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2006 / Inv. FP532

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2006 / Inv. FP549

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2006 / Inv. FP550

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2006 / Inv. FP545

Não tem que me contar seja o que for

Jorge Molder (1947-)

Não tem que me contar seja o que for, 2006 / Inv. FP538

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP352

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP353

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP354

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP355

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP356

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP357

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP358

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP360

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP359

S/ Título (da série 22474)

José Luís Neto (1966-)

S/ Título (da série 22474), 2000 / Inv. 01FP361

Smog #15

Nuno Cera (1972-)

Smog #15, Abril 2000 / Inv. 00FP340

Obs. 5

Paulo Nozolino (1955-)

Obs. 5, Inv. FP576

Jorge Luis Borges

Pepe Diniz (1945-)

Jorge Luis Borges, 1977 / Inv. 80FP86

Bananeira, da série Frutos estranhos

Rosângela Rennó (1964-)

Bananeira, da série Frutos estranhos, 2006 / Inv. IM42

Menina, da série Frutos estranhos

Rosângela Rennó (1964-)

Menina, da série Frutos estranhos, 2006 / Inv. IM39

Salto, da série Frutos estranhos

Rosângela Rennó (1964-)

Salto, da série Frutos estranhos, 2006 / Inv. IM40

The Mirror Suitcase Man

Rui Calçada Bastos (1972-)

The Mirror Suitcase Man, 2004 / Inv. IM21

Nude on the Floor

Victor Palla (1922-2006)

Nude on the Floor, 1952-54 / Inv. FP495


Publicações


Material Gráfico


Multimédia


Documentação


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