Daniel Blaufuks. Collected Short Stories

Exposição de trabalhos de Daniel Blaufuks (1963), artista que se destacava como um valor nacional no horizonte da fotografia contemporânea, razão pela qual foi convidado por Jorge Molder a inaugurar esta mostra, que propunha a articulação entre a linguagem escrita e a linguagem fotográfica.
Exhibition designed and arranged by Jorge Molder, director of the Gulbenkian Modern Art Centre. Daniel Blaufuks (1963), whose photographic work broke away from the national mould of the time, was invited to open the exhibition, an apt choice for an exhibition that posited an interrelationship between photography and the written word.

A exposição foi programada e organizada por Jorge Molder, então diretor do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (CAMJAP) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), que, por esta via, reforçava os compromissos da instituição na divulgação da arte contemporânea (Relatório Anual de Contas, 2003-2004, p. 60).

Destacando-se como um valor nacional no horizonte da fotografia contemporânea, Daniel Blaufuks (1963) respondeu ao convite para expor na Galeria de Exposições Temporárias do CAMJAP com um conjunto de trabalhos que propunha a articulação entre a linguagem escrita e a linguagem fotográfica.

As suas imagens depuradas, simultaneamente desvanecidas e contrastantes, que interpelam a apatia da contemporaneidade, revelariam, a partir destes trabalhos, e nas palavras da professora Margarida Medeiros, uma «crueldade visual» que passaria a ser uma constante na obra do artista.

A série centra-se também na ideia de coleção, de processo contínuo de salvaguarda dos vestígios de intimidades visuais. Os títulos, originariamente em inglês, dão à obra um sentido de universalidade, de desterritorialização e multiterritoralidade, que desemboca na metáfora do apátrida e da adaptabilidade enquanto condição da existência.

Comissariada por Jorge Molder, a exposição contou também com as indicações precisas do artista, que colaborou em todo o processo de organização (tome-se, a título de exemplo, a sua participação na escolha das cores das paredes, pintadas a vermelho-ocre).

Collected Short Stories, formada por 31 histórias visuais escritas pelo artista em nove países (Canadá, Dinamarca, Alemanha, Índia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Estados Unidos da América), foi apresentada em conjuntos de dípticos, correspondendo a trabalhos realizados entre os anos de 2000 e 2002. A relação entre as duas imagens do díptico revelava possibilidades de leitura alvitradas a partir do título. Sérgio Mah, na entrada do livro-catálogo fala mesmo em «tríptico», uma vez que os títulos utilizados nestes pares de fotografias são também eles fortemente visuais (Daniel Blaufuks. Collected…, 2003, p. 17). A estratégia do artista incitava assim à interpretação e participação dos observadores na construção destas narrativas curtas, numa fusão entre vários espaços-tempo vividos, possibilitados pelas associações entre título e a semântica e sintaxe visual.

A exposição resulta da necessidade que Daniel Blaufuks tem de relacionar elementos, de construir narrativas a partir do vestígio, de erguer pontes entre o vazio, numa dicotomia entre o concreto e o abstrato, entre a identidade e a sua dissolução.

Nesta relação de circunstancialidade, Collected Short Stories é, como refere o professor Sérgio Mah, uma espécie de «snapshot prose» (Ibid., p. 16).

O projeto da exposição teve em consideração e procurou pôr em evidência temáticas centrais na obra do artista, que se ligam também à sua história familiar (ser judeu e neto de refugiados alemães em Portugal durante o regime nazi), bem como à ideia de itinerância, de errância e exílio, numa articulação espacial capaz de potenciar a relação entre elementos e sentimentos de fugacidade, remanescência e reconstituição.

No âmbito da exposição foi também exibido um vídeo, apresentando uma história de um livro aberto, que, na descrição de Margarida Medeiros «é projectado do tecto e pode ser visionado a partir de um escadote, que simultaneamente permite ao visitante observar a exposição de um ponto de vista mais unificado. O livro, editado pela Gulbenkian, está exposto logo à direita, na entrada, numa pequena vitrine, integrando-se no projecto da exposição» (Medeiros, Público, 22 fev. 2003). A partir deste entendimento de integração, Margarida Medeiros refere-se a esta apresentação de Collected Short Stories como um «produto híbrido» (fotografia, vídeo, instalação, livro) (Ibid.).

A respeito do livro-catálogo da exposição, este corresponde a uma edição bilingue da Power Books, que procurou ultrapassar a tipologia tradicional que se associa ao formato dos catálogos de exposição. Trata-se, pois, de um livro (mais do que de um catálogo) concebido num design que se assemelha ao das edições da Penguin Books, fazendo por essa via uma aproximação com o universo literário, referencial na obra de Daniel Blaufuks (Ibid.). Este livro-catálogo foi amplamente mencionado e comentado, nomeadamente nos Estados Unidos (Nova Iorque), onde foi também apresentado.

Como atividade integrada na programação da exposição, foi ainda apresentado um documentário sobre Daniel Blaufuks e a sua obra (Short Story, 2004), encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian ao Laboratório de Criação Cinematográfica (LabCC), da Universidade Nova de Lisboa, e realizado por Luísa Homem, selecionada para a secção «Trajectoires» do 23.º Festival International du Film sur l’Art (FIFA) (Montreal, Quebeque).

O Serviço de Belas-Artes da FCG apoiou a ação do LabCC através da concessão de subsídios destinados a permitir a realização de vídeos sobre artistas portugueses reconhecidos. Este projeto, de orçamento reduzido, foi desenvolvido por jovens cineastas sob a orientação do professor João Mário Grilo, e visou uma articulação com o calendário de programação do CAMJAP e com os artistas aí apresentados.

A história desta exposição encontra-se muito bem documentada no website do artista. Cronologicamente, esta exposição realizada no CAMJAP constitui o primeiro dos seus recentes eventos expositivos a merecer destaque.

Filipa Coimbra, 2016


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Exibição audiovisual

Da Natureza das Coisas / Bitola / Short Story

2003 – 2004
Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Daniel Blaufuks. Collected Short Stories]

mar 2003 – abr 2003
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Multimédia


Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 22507

Pasta com documentação referente ao protocolo estabelecido entre a FCG e o Laboratório de Criação Cinematográfica da Universidade Nova de Lisboa para a realização de filmes sobre artistas integrados na programação do CAMJAP. 1996 – 2005

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00518

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência interna e externa, orçamentos e catálogo. 2002 – 2003


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