Viagem do Reino para a Índia. Ana Marchand, Albano da Silva Pereira

Exposição de pintura e fotografia dos artistas portugueses Ana Marchand (1947) e Albano da Silva Pereira (1950), que cruzou experiências de viagem e descoberta. Os diferentes pontos de vista presentes nas séries expostas suscitavam a reflexão sobre dois lados da história da Carreira da Índia: o dos navegadores e o das populações autóctones.
Painting and photography exhibition on Portuguese artists Ana Marchand (1947) and Albano da Silva Pereira (1950). The series of works on display represented diverse perspectives in an intersection of experiences on the journey and discovery that encouraged reflection on both sides of those involved in the Indian Maritime Route, i.e. navigators and indigenous peoples.

Exposição de pintura e fotografia dos artistas portugueses Ana Marchand (1947) e Albano da Silva Pereira (1950), que cruza experiências de viagem e descoberta.

Na Galeria do piso 01 do Centro de Arte Moderna foram reunidas duas séries de trabalhos de Marchand, realizados aquando da sua viagem à Índia em 1989, e uma série fotográfica de Silva Pereira, resultante de uma visita a Moçambique, num momento trágico para o país.

Em março de 1989, Ana Marchand embarca numa viagem para a Índia, seguindo a rota marítima dos diários de navegação de Viagens do Reino para a Índia e da Índia para o Reino (1608-1612), compilados no século XVII por D. António de Ataíde.

A descoberta de tais escritos parece ter sido obra do acaso, como relata João de Pina Cabral no texto para o catálogo: «Vasculhando por entre livros que os antigos proprietários tinham abandonado na sua casa de Sintra, Ana Marchand encontrou uma edição dos diários de navegação do Reino para a Índia e da Índia para o Reino.» (Viagem do Reino para a Índia. Ana Marchand, Albano da Silva, 1990)

Marchand regista a sua viagem numa espécie de diário de bordo, não através da escrita, como os pilotos da nau Santo António e da nau Nossa Senhora da Penha de França, entre outras, mas em pinturas a óleo sobre papel. O resultado são duas séries de trabalhos Do Reino para o Cabo / O / Atlântico (1989) e Do Cabo para a Índia / O / Índico (1989). Como o título indica, Marchand dividiu o registo da sua viagem em dois grandes momentos: o percurso até ao cabo da Boa Esperança, e daí até à Índia. Dois oceanos distintos, que a artista fez corresponder a duas cores diferentes: a série dedicada ao Atlântico, a azul; a dedicada ao Índico, a amarelo.

Esta foi uma experiência marcada pelo mar, pelo céu, pelo silêncio da noite, pela calmaria e pela tempestade, e por alguns vislumbres da costa. A natureza reina. A presença humana é muito diminuta, tendo registado algumas pequenas e rudimentares embarcações junto à costa oriental de África. Aí, faz uma paragem na ilha de Moçambique, por constituir uma das escalas históricas, e onde dezassete anos antes estivera Albano da Silva Pereira, em circunstâncias muito distintas, tendo registado a sua experiência. É essa série fotográfica, intitulada Ilha de Moçambique (1972), que é trazida para a mostra, de certo modo como contraponto.

Silva Pereira, à data a combater na Guerra Colonial, visita Moçambique, e fica fascinado pela vida e cultura autóctones. A sua objetiva capta o quotidiano daqueles povos, a sua relação com a natureza, a aparente harmonia num território cheio de diferenças: capelas e mesquitas lado a lado, muçulmanos que leem o Alcorão tendo a arquitetura colonial portuguesa como pano de fundo. Esta mescla de culturas não se vê a partir do mar, onde os homens são todos iguais, onde reina a natureza.

A reunião dos trabalhos de Ana Marchand e Albano da Silva Pereira sobre as suas experiências de descoberta vai muito para além da cronologia dos factos, apresentando dois olhares sobre a Carreira da Índia, que correspondem a uma reflexão sobre os dois lados da História: um focado nos navegadores e suas tormentas, o outro na colonização dos territórios e suas consequências para as povoações autóctones.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00207

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém orçamentos para convite, cartaz e catálogo, material para o catálogo, convite. 1990 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/004-D00520

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1990


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