E-Flux Video Rental

Edição portuguesa do «E-Flux Video Rental», fruto de uma iniciativa da Maumaus – Escola de Artes Visuais, com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian. Concebido pelos artistas Anton Vidokle (1965) e Julieta Aranda (1975), este projeto consiste num arquivo de vídeos de artistas postos à disposição do público para serem requisitados gratuitamente.
Portuguese staging of the show “E-Flux Video Rental”, resulting from an initiative by the Maumaus Visual Arts School in collaboration with the Calouste Gulbenkian Foundation. Conceived by artists Anton Vidokle and Julieta Aranda, the project consists of an art video archive which is open to the public for free rental.

Edição portuguesa do «E-Flux Video Rental», fruto de uma iniciativa da Maumaus – Escola de Artes Visuais com a colaboração do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto nasceu na cidade de Nova Iorque, em 2004, por iniciativa dos artistas Anton Vidokle e Julieta Aranda, diretores do E-flux, um serviço de divulgação de exposições e eventos de arte contemporânea criado em 1998, que com o tempo passou a ter associado um arquivo online, um programa internacional de exposições, projetos e publicações.

Antes de chegar a Lisboa, este projeto destinado a disseminar a videoarte por inúmeras cidades passou, nomeadamente, por Londres, Berlim, Amesterdão, Paris, Istambul, Miami e Boston. O «E-Flux Video Rental» consiste num extenso arquivo de vídeos de artistas, em constante crescimento. À medida que foi sendo acolhido por diferentes instituições, foi aumentando o seu acervo, incorporando novos vídeos, postos à disposição do público para serem requisitados de forma gratuita. Integram este projeto vídeos de artistas de referência de diferentes gerações, como Lawrence Weiner, Rirkrit Tiravanija, Gilbert & George, Ilya Kabakov, Jonas Mekas, Yoko Ono, Michelangelo Pistoletto, Erwin Wurm, Philippe Parreno, entre muitos outros. Entre os artistas portugueses representados neste acervo encontram-se Filipa César (F for Fake), Ana Cardoso (Complementary Identity), Julião Sarmento (Dirty Diana), Pedro Barateiro (Aprender de Cor), Vasco Araújo (La Stupenda), entre outros.

Numa entrevista concedida à L+Arte, os fundadores do projeto explicam como surgiu a ideia: «[…] na altura em que começámos, pensámos bastante sobre o quão desconfortável é ver meios temporais num museu ou num enquadramento institucional; pensávamos que poderia ser um pouco mais eficaz se pudéssemos levar o material para casa e vê-lo ociosamente.» (Silva, L+Arte, mai. 2008, p. 37)

Em Lisboa, este «clube de vídeo» é instalado ao longo de dois meses na Zona de Congressos da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 01). À semelhança das edições anteriores, a instituição de acolhimento convidou alguns curadores para selecionarem um conjunto de vídeos para serem incorporados no arquivo. Paralelamente, organizou-se um ciclo de projeções, no qual os curadores apresentavam os vídeos selecionados. A primeira sessão foi da responsabilidade dos fundadores do projeto, seguindo-se as seleções de Miguel Amado (curador e crítico de arte), Jürgen Bock (curador e diretor da Maumaus – Escola de Artes Visuais e responsável por trazer este projeto a Portugal), Jean-François Chougnet (então diretor do Museu Colecção Berardo) e Miguel Wandschneider (à data programador e curador da Culturgest).

A instalação do «E-Flux Video Rental» na Zona de Congresso da Sede seguiu orientações muito precisas, enviadas por Vidokle e Aranda. A estrutura deveria replicar o espaço em Nova Iorque, tanto o seu interior como a fachada. Através da montra, o visitante podia ter uma ideia do conteúdo da «loja». O logótipo e a morada de Nova Iorque inseridos na montra remetiam para o local original do projeto. No seu interior, com uma área de 38 m2, encontrava-se um balcão branco e uma parede com prateleiras, onde os vídeos, gravados em cassetes VHS, estavam dispostos por ordem alfabética. No balcão, uma máquina de escrever estilo anos 60 servia para preencher o cartão de membro. Aí, era também facultada a listagem dos vídeos disponíveis. Sobre a zona do balcão, um monitor transmitia continuamente vídeos do arquivo. Ao visitante, era dada a possibilidade de visionar qualquer vídeo à sua escolha, numa pequena área reservada para o efeito, ou alugar o vídeo pretendido, como acontecia nos clubes de vídeo das décadas de 1980 e 1990.

Todas estas especificidades instalativas ou instruções de montagem da estrutura (temporária), bem como o seu funcionamento, suscitam hoje algumas questões sobre a natureza do projeto. A este propósito, importa regressar à entrevista anteriormente citada, na qual Anton Vidokle explica: «Coexistem várias camadas de circulação no EVR. Uma primeira, onde o projecto inteiro é uma espécie de obra de arte, onde construímos um modelo de circulação; depois, o vídeo, que, por natureza, cria um potencial não exclusivo, e que, por definição, deve circular na sociedade.» (Silva, L+Arte, mai. 2008, p. 37) Por outro lado, o uso da máquina de escrever e das cassetes VHS, numa época em que a Internet e o digital já imperavam, levanta questões sobre a materialidade vs. imaterialidade, a permanência vs. desaparecimento das obras de videoarte.

Através deste projeto participativo, Vidokle e Aranda propõem igualmente uma reflexão sobre a natureza do vídeo enquanto medium artístico e uma crítica ao modo como este acabou por ser adulterado a partir do momento em que foi legitimado como obra de arte, «tornando-se num objecto exclusivo», como aponta Julieta Aranda (Ibid.). O público é convidado a participar, e os curadores escolhidos juntam-se ao projeto, a par de Vidokle e Aranda, neste caso na condição de artistas-curadores, e ao lado de muitos outros que podem ou não conhecer, contribuindo para uma obra maior.

Mariana Roquette Teixeira, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

[E-Flux Video Rental]

21 mai 2008
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Zona de Congressos
Lisboa, Portugal
Mesa-redonda / Debate / Conversa

Mostra de Vídeos e Conferência

27 mai 2008 – 15 jul 2008
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Zona de Congressos
Lisboa, Portugal

Material Gráfico


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 21335

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, guias de transporte, normas de funcionamento do stand E-Flux Video Rental, termos e condições do cartão de sócio do E-Flux Video Rental, orçamento do projeto, apresentação do projeto, convite, recortes de imprensa. 2008 – 2008

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 25186

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite. 2008


Exposições Relacionadas

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