CAM em Movimento. Ciclo «Ecos Latentes»: suspensão suspensão suspensão

Programa «CAM em Movimento» / Ciclo «Ecos Latentes» / Projeto «Gulbenkian 15-25 Imagina»

Integrada na iniciativa «CAM em Movimento», esta é a terceira apresentação do ciclo «Ecos Latentes», um ciclo de vídeos da coleção do CAM com a curadoria de um grupo de jovens do projeto Gulbenkian 15-25 Imagina. Nesta ocasião, foi apresentada uma animação 3D do artista Miguel Soares, um dos pioneiros das artes digitais em Portugal.

O ciclo «Ecos Latentes» foi uma das iniciativas levadas a cabo pelo Centro de Arte Moderna (CAM) no âmbito de uma programação fora de portas que se vem concretizando desde 2021 sob a designação «CAM em Movimento». Através deste programa, o CAM tem procurado, durante o período de encerramento para obras de renovação e ampliação do seu edifício, ocupar equipamentos e espaços públicos com obras da coleção ou com criações diversas de artistas convidados. Poder-se-iam nomear alguns exemplos, como o da exposição «Coleção de Arte Britânica do CAM», com curadoria de Catarina Alfaro e Patrícia Rosas, apresentada na Casa das Histórias, em Cascais, entre 2021 e 2022; as intervenções, em 2021, de Fernanda Fragateiro e de Didier Fiúza Faustino nos comboios da CP, intituladas Não Ligar (Movimento) e um mapa do céu, respetivamente, ambas com curadoria de Rita Fabiana; as ilustrações de António Jorge Gonçalves para os tapumes que cercam as obras de construção do CAM, O Lugar do Voo (2021), com curadoria de Ana Vasconcelos; ou as instalações concebidas em 2022 para contentores marítimos dispostos em diferentes zonas da cidade, da autoria de Carlos Bunga, Home, de Rui Toscano, Music Is the Healing Force of the Universe #4, e de António Pedro e um grupo de moradores dos bairros de Chelas, 4 Olhos / 4 Odju; ou ainda, mais tarde, em 2023, de Gabriela Albergaria, Podemos seguir numa outra direção?, entre outros.

No caso de «Ecos Latentes», estas configurações expandiram-se à programação participativa, abrindo possibilidades de novas leituras, que se pretendiam curatoriais, de núcleos da coleção do CAM. Procurava-se desenvolver um trabalho colaborativo entre um grupo de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e os profissionais do CAM e da FCG, na forma de momentos expositivos diversos. Nesse sentido, formou-se um grupo de seis jovens com percursos e formações de diferentes áreas da cultura, denominado Gulbenkian 15-25 Imagina, constituído por Ana Marta Estrada, Joana Gomes, Margarida Bezerra Bastos, Maria dos Passos Carreira, Pedro Costa e Sandra Varela.

Assim, «Ecos Latentes» foi um ciclo dividido em quatro atos, que se debruçava sobre uma seleção de seis vídeos da coleção do CAM, realizada pelo grupo Gulbenkian 15-25 Imagina, propondo um fio condutor narrativo que se desenvolve em torno de ideias hoje muito presentes no léxico social e artístico e que dizem respeito a uma certa ideia de fim, de abismo, de transformação e de renovação. Citando o grupo que assina esta curadoria, «Ecos Latentes» propõe uma «narrativa que se desenrola em torno do progressivo desaparecimento da presença humana e da coexistência dos seus vestígios com outras formas de vida, terminando na desmaterialização e na abstração espacial. Um inevitável desaparecer que é, à vez, morte e transformação – como o ouroboros, símbolo da serpente-dragão que morde a própria cauda e que representa o eterno ciclo de renovação do vivo» (Centro de Arte Moderna \ CAM em Movimento. Ecos Latentes, 2022).

O título «Ecos Latentes» aponta, desde logo, para uma ideia de repetição, sugerindo uma súplica, deixada em suspenso, a uma audiência sem nome. Essa ideia terá constituído a base da divisão curatorial em quatro secções distintas de apresentação do ciclo – todas realizadas num contentor marítimo disposto nos jardins da FCG –, também anunciada nos próprios nomes atribuídos a essas mesmas secções: «corpo corpo corpo», que teve lugar entre 4 e 30 de maio de 2022, «presença presença presença», entre 1 de junho e 4 de julho de 2022, «suspensão suspensão suspensão», entre 6 de julho e 1 de agosto de 2022, e, por último, «pulsação pulsação pulsação», entre 3 de agosto e 5 de setembro de 2022.

O terceiro momento do ciclo, «suspensão suspensão suspensão», apresentou o vídeo H20, de 2004, um filme de animação 3D de Miguel Soares, com som e a cores, que nos mostra o fundo do mar, habitado por peixes e algas, e no qual surgem objetos de produção humana: uma cadeira, uma escultura, instrumentos musicais, sapatos, objetos eletrónicos e digitais, uma súmula de vestígios da existência humana. Todos flutuam, em suspenso e numa lenta descida até este espaço marinho azul-esverdeado, sugerindo quase a atmosfera de um naufrágio, da ruína como metáfora para a vida material, poluente e artificial, de sentido exclusivo (pós?) humano e desligado do mundo natural ao qual pertencemos e que tão displicentemente destruímos ou esquecemos.

O grupo Gulbenkian 15-25 Imagina escreve: «Aqui, entramos numa narrativa ficcional do ponto de vista das criaturas marinhas e observamos a partir desse lugar a nossa própria história mais recente através de objetos despejados no mar e suspensos no tempo. Os seres que lá habitam nadam sobre esses detritos metalizados, tecnológicos e pós-digitais, e o fundo do mar funciona como um arquivo do nosso legado material. Contudo, esses seres parecem impassíveis a estes novos visitantes estranhos, conseguindo adaptar-se continuamente.» (Centro de Arte Moderna \ CAM em Movimento: suspensão suspensão suspensão, 2022)

O ciclo «Ecos Latentes» ocorreu integrado na programação do «CAM em Movimento», que foi, como um todo, amplamente difundida nos media. Contudo, não houve registos críticos na imprensa que destacassem esta iniciativa em particular, nem houve possibilidade, dada a própria natureza do espaço de apresentação dos vídeos, de se realizar uma contagem do número de visitantes.

Vera Barreto, 2023


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

H2O

Miguel Soares (1970-)

H2O, 2004 / Inv. 18IM93


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)
Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)
Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)
Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)
Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)
Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)
Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)
Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)
Frame do vídeo de Miguel Soares, «H2O», 2004 (Col. CAM, Inv. 18IM93)

Periódicos


Páginas Web


Fontes Arquivísticas

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa

Conjunto de documentos relativos à presente edição. Contém materiais gráficos. 2022


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