Dança não dança – arqueologias da nova dança em Portugal
(Re)performances, filmes e conversas
30 out 2023– 04 fev 2024 / Entrada Livre
O ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo deste programa propõe percorrer, com o corpo, diferentes manifestações de dança que marcaram o século XX e o início do século XXI, procurando situar aquilo a que, nos anos 1990, se chamou a Nova Dança Portuguesa.
Com a curadoria de João dos Santos Martins, Ana Bigotte Vieira, Carlos Manuel Oliveira e Ana Dinger, o ciclo organiza-se em dez sessões, que serão apresentadas na Fundação Gulbenkian entre 30 de outubro e 4 de fevereiro.
Em cada uma destas sessões, é apresentada uma obra, um par ou um conjunto de obras de tempos distintos, incluindo estreias e revisitação de peças que já não se encontram em circulação. A sua apresentação depende assim de um novo processo de transmissão ou de um trabalho de investigação original baseado em material documental escasso.
Agrupados em núcleos temáticos, os encontros propõem relações de proximidade e distância entre peças coreográficas de dezenas de artistas contemporâneos. Cada performance é seguida de uma conversa sobre a obra e os problemas que a sua reperformance ou transmissão levantam. A passagem em sala de três filmes inteiramente construídos com imagens de arquivo e uma conferência internacional ampliam as possibilidades de leitura do século XX trazidas pelas performances.
PROGRAMA
O século em 10 sessões e 15 danças
Todos os eventos são gratuitos, à exceção da performance Idiota, de Marlene Monteiro Freitas. A entrada em alguns espetáculos poderá estar sujeita ao levantamento de bilhete no próprio dia.
Programa PDF – 4.4 MBEventos passados
30 out 2023 / Os Portugueses não têm corpo
Em Os Portugueses não têm corpo interroga-se o lugar do corpo na sociedade portuguesa, traçando um arco entre o modernismo do início do século XX e os anos 1990, momento inicial da Nova Dança Portuguesa.
05 nov 2023 / Danças livres
O que pode ser, hoje, uma dança livre? De que forma os nus de hoje ecoam os do início do século? Em Danças Livres revisitam-se as práticas de euritmia dos anos 1920-1930 e a disseminação de nus artísticos pelos palcos de então e de hoje.
12 nov 2023 / Escola-Revolução
Escola-Revolução é um pretexto para refletir sobre para que serve a escola e qual o lugar da arte na educação de amanhã.
15 nov 2023 / Sujeitos Desiguais
Sujeitos Desiguais refere explicitamente o lugar da mulher na sociedade em geral, e na portuguesa em particular.
19 nov 2023 / Transmissão, Coreografia e História
Em Transmissão, Coreografia e História reflete-se sobre hoje vendo como os corpos de ontem nos construíram assim. E problematiza-se o fazer da história discutindo os seus lugares – livros, filmes, museus, exposições, espetáculos – como agentes de transmissão de um passado presente.
03 dez 2023 / Il Faut Danser Portugal
Em Il Faut Danser Portugal interrogam-se os termos “portugalidade” e “dança” como sonhados pelo poder e esboçados pelos artistas.
10 dez 2023 / Ballet Gulbenkian: Variações
Ballet Gulbenkian: Variações retoma um espetáculo totalmente desconhecido e descoberto em arquivo, de uma companhia até há pouco bem conhecida: o Ballet Gulbenkian.
17 dez 2023 / Coreografia Expandida
Um gesto de abertura e de experimentação traçado coletivamente nos anos 1980 a partir de uma vontade de Paula Massano é homenageado em Coreografia Expandida.
09 e 10 jan 2024 / Desenterrar Memórias da Dança
Desenterrar Memórias da Dança toma o nome de uma conversa sobre a emergência de corpos negros dançantes na história do país. E dá o mote à revisitação do passado recente e dos seus fantasmas coloniais.
17 jan 2024 / Estes Corpos que nos Ocupam
Em Estes Corpos que nos Ocupam discutem-se ideias-feitas de corpo, espetáculo, vivente, organismo e dança.
04 fev 2024 / Desenterrar Memórias da Dança
Desenterrar Memórias da Dança toma o nome de uma conversa sobre a emergência de corpos negros dançantes na história do país. E dá o mote à revisitação do passado recente e dos seus fantasmas coloniais.
Colaboração