Diretores

Rui Esgaio
Secretário-Geral da Fundação
Secretário-Geral da Fundação e Secretário do Conselho de Administração, Rui Esgaio juntou-se à Fundação Gulbenkian, em 1999, como assessor do Gabinete do Presidente.
Licenciado em Economia pela Universidade Católica e pós-graduado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.
Iniciou a sua vida profissional no âmbito do projeto 'Construir as Vantagens Competitivas de Portugal', dirigido pelo Prof. Michael Porter, tendo ainda exercido as funções de adjunto do Secretário de Estado da Produção Agroalimentar e, posteriormente, do Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e da Qualidade Agroalimentar.

Miguel Magalhães
Gabinete do Presidente e Gulbenkian Cultura
Diretor do Gabinete do Presidente desde Maio de 2022 e Director do Programa Gulbenkian Cultura desde 2021.
Miguel Magalhães esteve na Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2011 e 2021, tendo desempenhado as funções de Diretor a partir de 2017.
Colabora com a Fundação Gulbenkian desde 2005, onde foi assistente de direção nos programas Estado do Mundo (2005-2007), Distância e Proximidade (2008) e Próximo Futuro (2009 - 2011).
Começou o seu percurso profissional no Teatro Nacional de S. João (1996-2000), onde foi assessor da Direção administrativa e financeira, entre outras responsabilidades, e entre 2000 e 2003, foi Diretor artístico do Casino da Póvoa.
Licenciado em Direito (Universidade Católica Portuguesa, Porto), fez um Master em Arts Management (City University, Londres) e integrou o Advanced Management Program na escola de negócios INSEAD (Fontainebleau, França).
Paralelamente, tem desenvolvido a sua atividade de investigador na área das políticas culturais e gestão das organizações culturais. Foi coautor de “Estratégias para a Cultura da cidade de Lisboa”, estudo encomendado pela Câmara Municipal de Lisboa ao centro de investigação Dinâmia (ISCTE). Integrou a equipa docente do Curso de Gestão/Produção das Artes do Espectáculo do Fórum Dança (Lisboa).
Membro da comissão de mecenato da Fondation nationale des arts graphiques et plastiques (actual Fondation des Artistes; França) durante o biénio 2016-2017, sendo desde 2019 membro do Conselho de Administração da Fondation Mattei Dogan (França).
Gulbenkian Cultura

António Filipe Pimentel
Museu Calouste Gulbenkian
Diretor do Museu Calouste Gulbenkian desde 2021.
É licenciado em História - variante de História da Arte (1985) e mestre em História Cultural e Política da Época Moderna (1991), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor em História, especialidade de História da Arte, pela Universidade de Coimbra (2003), da cuja Faculdade de Letras é professor auxiliar.
Aí exerceu as funções de Diretor do Instituto de História da Arte (2005-2009), que acumularia com as de Pró-Reitor do Património e Turismo (2007-2009). Em 2009-10 dirigiu o Museu Grão Vasco, em Viseu e, entre 2010 e 2019, assumiu as funções de Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), a que correspondem igualmente as de Subdiretor-Geral do Património Cultural. Foi ainda coordenador científico da Candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade UNESCO.
Galardoado com o Prémio Gulbenkian de História da Arte 1992/94, pela obra Arquitectura e Poder, o Real Edifício de Mafra, é académico correspondente nacional da Academia Nacional de Belas Artes, académico correspondente da Academia da Marinha e membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. Conta com mais de três centenas de títulos publicados, em Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Brasil.

Benjamin Weil
Centro de Arte Moderna
Diretor do CAM desde 2021.
Benjamin Weil nasceu em Paris onde completou os seus estudos em História de Arte. Ao mudar-se para Nova Iorque, foi curador de uma grande coleção de arte privada até 1989.
Participou no Programa de Formação em Curadoria do Peggy Guggenheim Collection, em Veneza (1987), e foi aluno do Whitney Independent Study Program (tendo-se graduado em 1989). A partir dessa data, trabalhou como curador independente e como crítico de arte, publicando regularmente em revistas especializadas – tendo também sido correspondente do Flash Art International (1992-1995).
Em 1995, cofundou Ada Web, o primeiro estúdio digital dedicado à produção de projetos de arte online e foi o seu Diretor Artístico até 1997. Em 1998, foi nomeado Diretor do Departamento de New Media Arts do Institut of Contemporary Art, em Londres, e dois anos depois mudou-se para São Francisco para assumir a posição de curador da Media Arts no SFMOMA – San Francisco Museum of Modern Art, onde foi responsável pela coleção de Media Arts, assim como por um programa de exposições e de filmes. Também lançou um programa de arte sonora e comissariou projetos para o website do Museu.
Weil voltou a Nova Iorque em 2006 para se tornar Diretor Executivo do Artists Space; regressou à Europa em 2009 para lecionar na Universidade IUAV de Veneza, onde dirigiu um laboratório de investigação para estudantes de doutoramento em Artes Visuais. Nesse mesmo ano, foi nomeado Diretor Artístico do Laboral Centro de Arte y Creación Industrial, em Gijón, Espanha, uma instituição recente dedicada à produção e apresentação de novas formas resultantes do uso criativo da tecnologia (2009-2013). Em 2014, tornou-se Diretor Artístico do Centro Botín, em Santander (2014-2020), onde comissariou numerosas exposições monográficas e mostras temáticas coletivas com obras da coleção da Fundación Botín, da qual foi igualmente responsável durante a sua passagem pelo Centro Botín.
Além da participação regular em conferências sobre arte contemporânea e em vários júris – incluindo o júri do Prémio Príncipe das Astúrias (2012 e 2013) – Benjamin Weil concebeu e dirigiu a H BOX, um programa de curadoria de itinerância de exposições de videoarte para a Fondation d’entreprise Hermès (2005-2011); ainda comissariou Untitled (Orchestral), uma instalação performativa site-specific de João Onofre no MAAT, Lisboa (2017), entre outros.
Juntou-se à Fundação Calouste Gulbenkian no início de 2021 para assumir o cargo de Diretor do CAM (Centro de Arte Moderna).

Risto Nieminen
Gulbenkian Música
Diretor do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian desde abril 2009.
Nieminen é mestre em Musicologia e Literatura pela Universidade de Helsínquia, e entre vários cargos que desempenhou, foi administrador da Orquestra Sinfónica da Rádio da Finlândia, entre 1989 e 1991, e diretor artístico do IRCAM (Institut de Recherce et Coordination Acoustique/Musique) do Centro Georges Pompidou, em Paris, entre 1991 e 1996.
Integrou a Direção da Associação Europeia de Festivais, entre 1997 e 2001, e em 1998 recebeu o grau de Cavaleiro das Artes e das Letras de França.
Risto Nieminen substituiu Luís Pereira Leal, que exerceu funções desde 1978.

João Vieira
Biblioteca de Arte e Arquivos
Diretor da Biblioteca de Arte e Arquivos, João Vieira iniciou a sua colaboração com a Fundação em 2001, como consultor para os Arquivos. Entre novembro de 2014 e maio de 2017 exerceu o cargo de diretor-adjunto dos Arquivos Gulbenkian.
É licenciado em História pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa (1982-86) e pós-graduado em Ciências Documentais – Arquivos pela FL da Universidade de Lisboa (1987-89).
Começou a sua atividade profissional como arquivista em 1987, na Comissão de Reforma e Reinstalação do Arquivo Nacional Torre do Tombo, tendo depois colaborado com o Instituto Português de Arquivos e com a Direção-Geral do Tesouro. A partir de 1994 assumiu funções dirigentes no âmbito da Direção-Geral dos edifícios e Monumentos Nacionais, tendo assumido responsabilidade sobre as áreas dos arquivos, biblioteca, investigação e inventário do património arquitetónico. Entre 2007 e 2014 foi diretor do SIPA - Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (Forte de Sacavém).
Foi consultor para assuntos e projetos arquivísticos junto de diversas entidades públicas e privadas, designadamente: Gabinete do Secretário de Estado do Tesouro (1993-94); Gabinete do Ministro da Educação (1996-97); Instituto Histórico da Educação (1999-2002); Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (1997-2001). Foi Perito da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) (2013-2014). Desde 2009, é membro do Conselho Científico da Fundação Instituto Arquiteto Marques da Silva, Universidade do Porto.
Entre 2004 e 2012 foi assistente-convidado nos cursos de pós-graduação e de mestrado em Ciências da Informação Documental nas Universidades Nova de Lisboa e de Évora.
Desde 2008 que colabora com o International Council on Archives, tendo, na sequência de eleição, exercido as funções de Secretary e Chair da Section on Architectural Records para os quadriénios de 2004-2008 e 2008-2012, respetivamente. É membro do Editorial Board de COMMA, International Journal on Archives.
Participou, como conferencista, moderador e ou organizador em diversas reuniões técnicas e científicas de âmbito nacional e internacional, designadamente sobre ciências da Informação e Documentação e sobre património arquitetónico e urbanístico e artes associadas. Coordenou e participou em projetos de investigação científica, de exposição e de edição nas referidas áreas, sendo autor de múltiplos estudos publicados sobre essas temáticas.

Nuno Vassallo e Silva
Delegação em França
Diretor da Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em França desde março 2021.
Nuno Vassallo e Silva, licenciado em História (Variante em História da Arte), é doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e graduado pelo Museum Leadership Institut do Getty Leadership Institute/ Claremont Graduate University.
Exerceu funções Director-adjunto do Museu Calouste Gulbenkian, de Conservador do Museu de S. Roque, Diretor-Geral do Património Cultural e Secretário de Estado da Cultura do XX Governo Constitucional. É Académico-correspondente da Academia Portuguesa da História.
Autor de vários estudos e exposições sobre arte portuguesa e as relações artísticas com a Asia no Período dos Descobrimentos recebeu, em 2013, o Prémio Dr. José de Figueiredo, da Academia Nacional de Belas-Artes de Lisboa
Gulbenkian Futuro Sustentável
Luís de Melo Jerónimo
Equidade
Diretor do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável desde janeiro 2020.
Integra a Fundação Calouste Gulbenkian desde 2006, tendo trabalhado entre 2009 e 2010 na Delegação do Reino Unido da Fundação. Foi gestor de projetos (2011-2016) e Diretor Adjunto (2017-2018) do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Humano, coordenando projetos na área da inovação social e investimento de impacto. Em 2019 foi Diretor do Programa Gulbenkian Coesão e Integração Social e do Programa Gulbenkian Sustentabilidade.
É atualmente membro do Board of Directors da European Venture Philanthropy Association e Administrador não executivo da MAZE, uma startup dedicada ao investimento de impacto criada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo concluído em 2013 o INSEAD Social Entrepreneurship Programme e em 2015 o General Management Programme na Judge Business School da Universidade de Cambridge.

Louisa Hooper
Sustentabilidade
Diretora Interina da Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian no Reino Unido desde janeiro 2022.
Louisa Hooper trabalha para a Fundação Calouste Gulbenkian há quase 20 anos, tendo ocupado uma variedade de posições. Desde 2010, foi pioneira dos programas de âmbito ambiental da Delegação do Reino Unido. Nos últimos anos, tem-se centrado no programa Valorizar o Oceano – apoiando a criação de novas redes e de abordagens para promover um envolvimento eficaz na proteção marinha em colaboração com colegas em Portugal e no sector da conservação. A sua visão e contribuição foram fundamentais para o estabelecimento do grupo Marine CoLABoration. Faz também parte de vários grupos consultivos, incluindo a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica e o Desenvolvimento Sustentável e o Grupo de Trabalho de Educação pelos Oceanos do Reino Unido (UK’s Ocean Literacy Working Group).
Louisa foi secretária dos Administradores do Saint Sarkis Charitable Trust (também criado por Calouste Sarkis Gulbenkian) entre 2003 e 2013 e tem formação em comunicação, edição e educação. Os primeiros projetos em que trabalhou na Fundação incluem a produção de uma antologia sobre arte e ambiente, Wild Reckoning, e de Saudade: An anthology of fado poetry, com traduções originais feitas por figuras conceituadas da poesia inglesa contemporânea. No passado, trabalhou como professora no Japão e para a Organização Nacional de Turismo do Japão. Louisa licenciou-se em Inglês pela Universidade de Cambridge e é uma poetisa publicada. Foi, durante muitos anos, membro do júri do Prémio Koestler e editora da revista a Brittle Star, focada em novos talentos literários.

Luís Madureira Pires
Democracia e Sociedade Civil
Diretor do Programa Cidadãos [email protected] (2018-2024) e anteriormente diretor do Programa Cidadania Ativa (2013-2016).
Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica), foi docente na Universidade Católica Portuguesa entre 1980 e 1984. Integrou a partir de 1979 a equipa de negociações de adesão de Portugal à Comunidade Europeia. Entre 1986 e 1995 desempenhou os cargos de Subdiretor e Diretor Geral do Desenvolvimento Regional, sendo responsável pela gestão do FEDER e do Fundo de Coesão e pela coordenação da aplicação dos fundos estruturais comunitários em Portugal.
No início de 1995 optou pelo sector privado, desenvolvendo atividade de consultoria na área do planeamento e desenvolvimento regionais e dos fundos estruturais da UE, tanto em Portugal como em nove países da Europa de Leste. Tem vários livros publicados sobre estas temáticas em Portugal e no estrangeiro. Foi consultor da Administração portuguesa, da Comissão Europeia, do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Foi agraciado em 1994 com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Razmik Panossian
Comunidades Arménias
Razmik Panossian, doutorado pela London School of Economics and Political Science, é diretor do Serviço das Comunidades Arménias da Fundação Gulbenkian, desde 1 de fevereiro de 2013. Autor de um vasto trabalho publicado sobre questões arménias, Razmik Panossian dispõe de grande experiência em senior management, incluindo a administração de programas no valor de milhões de dólares, bem como a distribuição de subsídios internacionais de desenvolvimento. Entre outros cargos, trabalhou para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Maria Hermínia Cabral
Parcerias com África
Licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1985, e mestre em Cooperação e Desenvolvimento Internacional, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1997.
Iniciou a sua vida profissional, em 1985, na Comissão de Coordenação da Região Norte (CCRN), na Divisão de Estudos e Planeamento (sector Pescas), tendo integrado a equipa do Projeto de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos do Norte.
Foi docente da Universidade do Minho e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na área da gestão, entre 1985 e 1988.
Entre 1988 e 1991, foi adjunta dos Secretários de Estado Adjunto do Ministro da Agricultura e da Agricultura. Em 1991, foi nomeada adida para a cooperação junto da Embaixada de Portugal em Angola. Entre 1993 e 1995, foi adjunta dos Secretários de Estado do Ambiente e do Planeamento e Desenvolvimento Regional. Foi assessora para os Assuntos Europeus na Assembleia da República, entre 1997 e 2002.
Entre 2002 e 2003, foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e, entre 2003 e 2004, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Entre 2004 e 2005 exerceu as funções de Secretária de Estado Adjunta e do Desenvolvimento Regional do XV Governo Constitucional e de gestora do Programa Operacional Saúde (Saúde XXI).
Prémio do Instituto da Cooperação Portuguesa para o "Melhor Aluno do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional", em 1997. Integrou o Júri dos Prémios “Novo Norte” do Programa Operacional Norte, nas edições de 2010 e 2011.
É Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento desde 2012, depois de ter desempenhado os cargos de diretora adjunta do Serviço de Saúde e Desenvolvimento Humano e coordenadora do Programa Gulbenkian Ambiente e do Programa de Formação Médica Avançada.
Gulbenkian Ciência

Mónica Bettencourt Dias
Instituto Gulbenkian de Ciência
Licenciou-se em Bioquímica pela Universidade de Lisboa e fez o doutoramento pelo Programa Gulbenkian, em regeneração cardíaca na University College London, Reino Unido (RU). Após o doutoramento, fez investigação na Cambridge University (RU), ao mesmo tempo que uma pós-graduação em comunicação de ciência pelo Birkbeck College em Londres. No fim de 2006 mudou-se para o Instituto Gulbenkian de Ciência para criar o seu próprio grupo de investigação, focado no estudo da proliferação e movimento das células e sua alteração no cancro. Mónica Bettencourt Dias teve 2 prémios Pfizer para a investigação básica (2007, 2012), 2 bolsas do European Research Council (2010, 2015) e em 2015 foi eleita membro da European Molecular Biology Organization.
Bolsas Gulbenkian

Luís Plácido
Bolsas
Responsável das Bolsas Gulbenkian desde 2021.
Ingressou na Fundação Calouste Gulbenkian em 2014, tendo desempenhado funções de gestão de projeto nos Programas de Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Sustentável, bem como na Secretaria do Conselho e no Serviço de Bolsas.
Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tem um mestrado em Gestão pela Nova School of Business and Economics e fez Estudos pós-graduados em Filantropia, Investimento Social e Grantmaking na escola de gestão da City, University of London, onde concluiu também uma especialização em Charity Investment. Concluiu ainda especializações em Fundraising, na Universidade de Harvard; Results-Based Monitoring and Evaluation na Universidade de Bolonha; e Operações de Paz e Ação Humanitária no Centro do Direitos Humanos da Universidade de Coimbra.
Iniciou a sua carreira profissional nos setores de sistemas de informação, alimentação e energia.
Apoio e Gestão

Ana Rijo da Silva
Recursos Humanos
Responsável pelo Serviço de Recursos Humanos desde setembro de 2002.
Ana Maria Garrido Rijo da Silva nasceu em 1961 e licenciou-se em Economia e em Administração e Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa, tendo feito Pós-graduação em Ciências Atuariais na mesma instituição. Em 1992 concluiu o MPhil em Business Studies na Universidade de Warwick. Entre 1984 e 1988, foi Assistente no Departamento de Gestão da UCP, onde é atualmente responsável por disciplinas na área comportamental e dos recursos humanos. Em 1991 lecionou, como Docente Convidada, na Warwick Business School.
Durante a década de noventa, teve a seu cargo a coordenação e a direção de diversos cursos e áreas científicas em instituições ligadas à Universidade Católica Portuguesa, como a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, o Instituto Universitário de Desenvolvimento Social ou a Faculdade de Ciências Humanas. Exerceu ainda variados cargos de Consultoria e foi membro da Comissão para a Reorganização da Administração Fiscal (1997-1998) e da Comissão para a Elaboração da Lei Orgânica do Ministério da Justiça (1999). Como membro do Consórcio "European Summer School for Advanced Management" (1992-1995), organizou em Lisboa a 5ª ESSAM, que decorreu em junho de 1993.
Coordena os cursos de pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais desde 1995.
É Diretora da Revista Recursos Humanos Magazine desde 1999.
Ingressou na Fundação Calouste Gulbenkian em 2000, como responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos do SRH.

Gonçalo Leónidas Rocha
Finanças e Investimentos
Gonçalo Leónidas Rocha nasceu em Lisboa em 1966. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa e Doutorado em Finanças pela Nova School of Business and Economics.
Foi diretor da Bolsa de Valores de Lisboa, diretor geral da Caixa Económica Comercial e Industrial, diretor do Banco Cisf e da Cisf Dealer, diretor da RTP, membro da Alta Direção do Millennium bcp e Partner da consultora Roland Berger.
Foi ainda administrador dos CTT (correios), Banco Postal (banca), Previsão (fundos de pensões), Multicert (certificação digital), Porto TV (televisão) e Presidente do Conselho de Administração da Payshop (serviços de carregamento de telemóveis e cobranças de faturas) e da Telepost (impressão e envelopagem de faturas). Foi igualmente Administrador do grupo Partex Oil & Gas em representação do acionista Fundação Calouste Gulbenkian.
É desde março de 2014 Diretor de Finanças e Investimentos da Fundação Calouste Gulbenkian.
É Professor Assistente na NOVA School of Business and Economics e no Lisbon MBA.

André Santos
Auditoria e Gestão de Riscos
Diretor do Serviço de Auditoria e Gestão de Riscos desde outubro de 2021. Ingressou na Fundação em 2019, para apoiar a implementação deste novo Serviço.
Licenciado em Economia, pela Universidade do Algarve, e mestrando em Auditoria Empresarial e Pública, na Coimbra Business School.
Assumiu funções profissionais nas áreas financeira, contabilidade, fiscalidade, controlo de gestão, auditoria interna e gestão de riscos. Em contexto nacional e transnacional. Em setores tão distintos como o retalho, a indústria ou o terceiro sector.
Nas funções que exerceu, teve a oportunidade de consolidar e reestruturar áreas financeiras e de controlo em diversas instituições, bem como de apoiar a criação de funções de auditoria Interna e de gestão de riscos.

Luis Lobo Xavier
Planeamento e Estratégia
Diretor do Serviço de Planeamento e Estratégia da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2019.
Licenciado em Economia e em Direito, respetivamente pelas Faculdades de Economia e de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2007 e 2012 trabalhou na Direção de Planeamento Energético da EDP, Energias de Portugal, desenvolvendo e coordenando projetos nas áreas dos Mercados de Energia, Regulação, Risco de Mercado e de Operação, Energias Renováveis, ERoEI, Valorização de Ativos, Política Energética.
Posteriormente trabalhou na área estratégica e técnica do acesso à energia para o desenvolvimento (A2E) da Fundação EDP, e também como consultor e formador em diversas instituições de intervenção e empreendedorismo social.
Ingressou na Fundação Calouste Gulbenkian em 2014, integrando o Gabinete do Presidente no apoio estratégico ao Conselho de Administração, e na coordenação e supervisão de projetos no âmbito da Saúde, Sustentabilidade, Desenvolvimento Humano e Inovação Social.
Foi co-responsável pela conceção e preparação do Programa Gulbenkian Sustentabilidade, tendo sido seu Diretor entre 2018 e 2019.
Foi Diretor e Organizador de vários projetos de voluntariado, tendo sido membro da Direção da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores no triénio 2016-19, e sendo desde 2018 vogal da Administração da Associação de Colégios Maria Ulrich.
A sua grande aspiração a nível profissional é conseguir aplicar as suas capacidades e experiência na promoção do Bem Comum, seja na área do Estado, da Investigação, seja na área Social e de Sustentabilidade das Empresas e Instituições.

Ana Maduro
Centrais
Diretora dos Serviços Centrais da Fundação Calouste Gulbenkian desde março de 2023.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e pós-graduada em Contencioso Administrativo pela mesma Faculdade.
Frequentou o Executive Education Management Program – Developing Women Leaders in University Administration na Anderson School of Management, Universidade da California (UCLA), Los Angeles.
Foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa (2021 – 2023), e Administradora mesma Universidade (2013 – 2022). Foi durante este período membro do Conselho de Gestão e do Senado da Universidade, funções que acumulou com as de Coordenadora do Gabinete Jurídico e membro do Conselho Coordenador de Avaliação dos Serviços Centrais da Universidade.
Desde 2019, integrou o Comité de Gestão da Sino-Portuguese Joint School, a Faculdade da Universidade de Lisboa e da Universidade de Xangai, a funcionar em Xangai. No mesmo ano foi eleita para a Comissão Executiva da Humane (Heads of University Management & Administration Network Europe), a rede de administradores das universidades europeias, representando Portugal, Espanha, Grécia, Malta e Chipre, tendo sido Membro da Assembleia Geral desde Junho de 2018.
Antes disso foi membro do Conselho de Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (2012 e 2013), coordenadora do Gabinete de Apoio dos Serviços de Administração e Ação Social da Universidade Técnica e do Departamento de Gestão de Recursos Humanos dos Serviços de Administração e Ação Social.
Entre 2000 e 2002 exerceu funções no Gabinete de Auditoria e Modernização Administrativa do Ministério da Justiça e em 2000 e 2001, no Gabinete do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Elisabete Caramelo
Comunicação
Diretora de Comunicação desde abril de 2006
Elisabete Caramelo nasceu em Lisboa, a 28 de maio de 1963. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e exerceu a profissão de jornalista durante onze anos. Iniciou a sua carreira profissional na Agência Noticiosa Portuguesa, ANOP, colaborou em vários jornais, revistas e televisão, mas foi a rádio que mais marcou a sua carreira. Com um curso de formação profissional em "Jornalismo de rádio" (duração de 6 meses), integrou o grupo fundador da rádio TSF onde chegou a editora-chefe e de onde saiu, em 1996, para a Presidência da República. Durante dez anos, foi consultora para a Comunicação Social do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

Nuno Prego
Marketing, Sistemas e Transformação Digital
Diretor de Marketing e Transformação Digital desde janeiro de 2016 e de Marketing, Sistemas e Transformação Digital a partir de maio de 2018.
De 2004 a 2015, desempenhou diversas funções na Portugal Telecom, nomeadamente Investor Relations Officer (2004-2008), Chefe de Gabinete do Presidente Executivo e Diretor de Estratégia (2008-2014), Administrador Executivo da PT Investimentos Internacionais (2011-2014), e Membro do Comité de Gestão da PT Portugal com responsabilidade pela Unidade de Transformação Digital (2014-2015).
De 1996 a 2003, trabalhou no mercado financeiro tendo sido Diretor Adjunto do departamento de research do Banco Finantia (1996-1999), Gestor de Fundos no BPI Fundos (1999-2000), e Head of Equity Research no BCP Investimento (2001-2003). Durante este período, acompanhou diversos setores de atividade, nomeadamente telecomunicações, eletricidade, pasta e papel, entre outros.
Nuno Prego é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e detém a designação de Chartered Financial Analyst atribuída pelo CFA Institute.

Rui Gonçalves
Gabinete Jurídico
Diretor Jurídico da Fundação e Conselheiro Sénior do Presidente, desde maio de 2022, é também presidente do Comité de Privacidade da Fundação.
Legal Counsel da Fundação, entre março de 2014 e abril de 2022, foi também Diretor do Gabinete do Presidente entre janeiro de 2015 e abril de 2022.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1999, começou a sua colaboração com a Fundação em 2000, como Adjunto do Gabinete do Presidente. Participou num programa de formação na Northern Rock Foundation, no Reino Unido, em 2003, no Marshall Memorial Fellowship do German Marshall Fund of the United States, em 2004 e no Tällberg Emerging Leaders Programme, da Tällberg Foundation, na Suécia, em 2006.
Concluiu a fase curricular do 4.º Programa de Doutoramento da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, frequentou o Kellogg|Católica Advanced Management Program, em 2014, e o Advanced Management Program (AMP) no INSEAD, em 2016.
Lecionou Direito Fiscal das Organizações Sem Fins Lucrativos na Escola de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, entre 2006 e 2007.
É autor e co-autor de diversas publicações sobre Direito das Fundações e das Organizações Sem Fins Lucrativos, como Sector Não Lucrativo – Colectânea de Legislação das Organizações da Sociedade Civil, Universidade Católica Portuguesa (2006), com Raquel Campos Franco, Fundações e Direito da União Europeia: Perspectivas de evolução, nos Estudos Comemorativos dos 10 anos Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Almedina, 2008, com Emílio Rui Vilar, ou Defining the Portuguese Foundation Sector, em Developments in Foundation Law in Europe, Springer, 2014. Mais recentemente coordenou a redação da entrada sobre o Portugal na publicação da PHILEA Comparative Highlights of Foundation Laws: The Operating Environment for Foundations in Europe (2021).