Este Corpo que me Ocupa

De João Fiadeiro

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“Depois desse dia fiquei vazio. Esvaziado. Ou desaparecia (e só não o fiz porque não sabia) ou enchia este corpo com qualquer coisa. E foi o que fiz. Enchi-o comigo mesmo.”

— João Fiadeiro, Autobiografia. Jornal de Letras, setembro 2007

No âmbito da programação do ciclo dança não dança, esta performance de João Fiadeiro é colocada em diálogo com a performance Enfreakment, de Diana Niepce, apresentada no mesmo dia.

O corpo, habitualmente entendido como medium privilegiado da dança, é também, por isso mesmo, o território das forças sociais que a animam. João Fiadeiro e Diana Niepce, sendo de gerações artísticas distintas e com universos estéticos díspares, têm em comum a problematização do corpo enquanto matéria e veículo, propondo através dos seus trabalhos a experimentação das suas potências e a reinvenção das suas possibilidades.

João Fiadeiro confere ao corpo a capacidade de se esvaziar do sujeito, abrindo a sua significação ao que de relação há com o mundo – o palco, a cena, a sala de estar de uma casa qualquer –, convidando a alargar a perceção do que pode cada corpo e cada coisa. Através da constatação de um corpo-coisa, a obra de ambos questiona a subjetividade política, humana e não-humana, do corpo, atribuindo-lhe materialidades e modos de existir outros, reimaginando também a realidade de onde emergem as suas danças.

No final, os artistas falam sobre estas e outras questões com Paula Caspão (coautora dos textos e da dramaturgia da performance de João Fiadeiro), numa conversa moderada por Carlos Manuel Oliveira.

Imagem © Patrícia Almeida

João Fiadeiro (1965, Paris) pertence à geração da Nova Dança Portuguesa. Em 1990 fundou a Companhia RE.AL, estrutura que produz as suas criações, tendo dirigido o Atelier Real entre 2004 e 2019. Sistematizou a Composição em Tempo Real, ferramenta teórico-prática que o leva a lecionar nacional e internacionalmente. É doutorando no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e Artista Associado do Fórum Dança.

Paula Caspão (1968, Portugal) é investigadora e docente no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa. Dedica-se aos campos expandidos da dança, edição, cinema experimental e arquivo, apresentando o seu trabalho internacionalmente. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade Paris Ouest Nanterre, com tese sobre o sensorium da coreografia contemporânea (2010). É autora e editora de várias publicações.

dança não dança

Este evento insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa dança não dança – arqueologias da Nova Dança em Portugal. Saber mais


Ficha técnica

Conceito e performance

João Fiadeiro

Textos

Paula Caspão com João Fiadeiro

Dramaturgia

João Fiadeiro com Paula Caspão

Acompanhamento crítico

David-Alexandre Guéniot

Produção

RE.AL

Projeto financiado pela DGArtes (Direcção-Geral das Artes) / MC (Ministério da Cultura)

Apoio

Fundação Calouste Gulbenkian (Paris), La Porta (Barcelona), Atelier RE.AL (Lisboa), Lisantigo, Forum Dança

Residências

Théâtre Arsenic (Lausanne); Théâtre de la Bastille (Paris), Mousonturm/TanzLabor21 (Frankfurt), La Caldera/La Porta (Barcelona) e Chão de Oliva/Festival 4 Estações (Sintra)

Interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Hands Voice

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

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