Yugoslavia: How ideology moved our collective body

De Marta Popivoda

Slider de Eventos

Yugoslavia: How ideology moved our collective body, filme de Marta Popivoda, é exibido no âmbito do ciclo dança não dança, num dia totalmente dedicado às temáticas de transmissão, coreografia e história. Estes três eixos sintetizam as ideias-chave do programa, dando a ver o que de político e ideológico há nas forças que movem os corpos entre si e através dos tempos. Como pano de fundo, está o arquivo enquanto lugar que permite aceder a – e, eventualmente, retomar ou contrariar –, ritmos e entropias, e reconhecer o passado (ou o seu efeito) no presente. 

Centrando-se nas performances coletivas estatais jugoslavas ocorridas entre 1945 e 2000 – como os desfiles de 1º de maio ou as celebrações do Dia da Juventude – e nas contramanifestações ocorridas no mesmo período – como o Maio de 68, as manifestações estudantis e cívicas nos anos 90 ou a revolução de 5 de outubro – o filme, feito integralmente de imagens de arquivo, aborda os modos como, através de espetáculos de massas, a ideologia se apresenta no espaço público. Estas imagens, ao colocarem em evidência a articulação povo-ideologia-Estado, permitem assistir ao esgotamento gradual da ideologia comunista de Estado no país.

No mesmo dia, Hélia Marçal apresenta a conferência Das possibilidades da conservação de performance, Isabel de Naverán apresenta a conferência-performance História, Envoltura e Síncope, e realiza-se ainda a conferência Coreografia Social: Ensaiar a ordem para aparências de desordem, de Bojana Cvejić.

Marta Popivoda (1982, Belgrado, Sérvia)  é cineasta, artista e investigadora. O seu trabalho foca-se nas tensões entre memória, história e ideologia, bem como nas relações entre corpos coletivos e individuais, com uma perspetiva feminista e queer. Apresentou os seus filmes em numerosos festivais de cinema, mas também em galerias de arte e bienais, como o MoMA de Nova Iorque, a Tate Modern de Londres e a Manifesta 14.

dança não dança

Este evento insere-se no ciclo de (re)performances, filmes e conversas que constitui o primeiro eixo do programa dança não dança – arqueologias da Nova Dança em Portugal. Saber mais


Ficha técnica

Realização

Marta Popivoda

Guião

Ana Vujanović e Marta Popivoda

Edição

Nataša Damnjanović

Sonoplastia

Jakov Munižaba

Produtoras

Marta Popivoda e Alice Chauchat

Produtora executiva

Dragana Jovović

Co-produtora

Ann Carolin Renninger

Produção

TkH [Walking Theory], Belgrade; Les Laboratoires d'Aubervilliers, Paris; Universität der Künste Berlin, Berlin; joon film, Berlin

Apoios

Program Archive of Television Belgrade; Périphérie - Centre de création cinématographique; Dart film

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

Relacionados

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.