- Vídeo
Diogo Rouqueiro: “Um Momento em Poema”
O Bolseiro Gulbenkian partilha a sua transformação pessoal através da leitura e da escrita, mostrando como a literatura pode mudar a forma como vemos o mundo, e a nós próprios.
25 nov 2025
5 min
Histórias de Bolseiros
Diogo Rouqueiro confessa que, em tempos, não se identificava com a disciplina de Português. Mas foi através de autores como José Saramago e Fernando Pessoa que redescobriu o prazer da leitura e da escrita, em particular, da poesia.
Na sua apresentação, a partir do livro que pretende lançar com o mesmo título, Um Momento em Poema, o estudante de medicina reflete sobre a importância de reconhecer a beleza de todos os momentos da nossa vida.
Entre reflexões, memórias e versos, Diogo desafia-nos a encarar a escrita não apenas como um exercício literário, mas como uma forma de ler, e reler, a própria vida.
Série
Histórias de Bolseiros
Desde 1955, a Fundação Gulbenkian apoiou mais de 30 mil pessoas de todas as áreas do saber, em Portugal e em mais de 100 países. Conheça as suas histórias.
Saber mais
Explorar a série
Não foram encontrados resultados.
Relacionados
Não foram encontrados resultados.