Mohomede Saide
Especialista em Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, Mohomede Saide está a completar o doutoramento em Évora com uma bolsa Gulbenkian. Conheça os seus planos para mudar o mundo, a começar por Moçambique.
Especialista em Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, Mohomede Saide está a completar o doutoramento em Évora com uma bolsa Gulbenkian. Conheça os seus planos para mudar o mundo, a começar por Moçambique.
A História de Impacto de um bolseiro que realça a oportunidade de frequentar a Residência Calouste Gulbenkian e de lhe ter sido atribuída uma bolsa de estudo, enquanto fatores primordiais para contrariar o seu destino inicial, naturalmente ligado à agricultura e pastorícia dado ao ambiente rural no qual cresceu.
Há um ano, a Fundação Gulbenkian anunciava um apoio de emergência à Ucrânia. Fique a conhecer duas das associações apoiadas que ajudaram crianças e famílias refugiadas em Portugal.
A História de Impacto do atual chefe de Naipe dos Contrabaixos da Orquestra Gulbenkian, transporta-nos para uma narrativa de adaptação às adversidades e crescimento pessoal em prol da construção do caminho para se tornar músico.
O diretor do CAM responde a algumas questões enquanto reflete acerca da figura de Iannis Xenakis e da importância desta exposição.
A História de Impacto da bolseira que tem um pé em Portugal e outro no Brasil, seu país natal, vai da dança ao teatro. É na arte que se encontra.
A pianista Marta Mata é bolseira Gulbenkian desde 2021. A terminar o mestrado em Amesterdão, conta-nos, nesta breve entrevista, do seu futuro na música clássica e dos desafios de uma carreira nesta área.
Conheça a vida e obra de José Augusto França, uma personalidade influente na cultura portuguesa da segunda metade do século XX.
Conheça a vida e trabalho de Robert C. Smith, uma figura intimamente ligada à história da arte em Portugal e no Brasil.
Neste artigo, o musicólogo Benoît Gibson revela a relação próxima que a Fundação Calouste Gulbenkian estabeleceu com Iannis Xenakis, tendo sido a instituição que mais obras encomendou ao compositor ao longo da sua vida.
A ópera-performance imersiva «Sun & Sea», das artistas lituanas Rugilė Barzdžiukaitė e Vaiva Grainytė, foi a vencedora do Leão de Ouro na 58.ª edição da Bienal de Veneza.
Em tom descontraído, o bailarino e coreógrafo Smaïl Kanouté conta-nos a história do projeto que tem como figura central o samurai negro Yasuke Kurosan, apresentado no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em estreia nacional, no final de setembro.
João Miguel dos Santos Simões, enquanto bolseiro e interveniente em atividades da Fundação Gulbenkian, desenvolveu um vasto conhecimento sobre a Azulejaria em Portugal.
A Biblioteca de Arte assinala a passagem dos 70 anos da fundação do MRAR – Movimento de Renovação da Arte Religiosa, cujo espólio documental integra as suas coleções especiais.
Conheça os trabalhos de conservação e restauro deste peculiar e artesanal álbum com fotografias relacionado com atividade filantrópica da Fundação Gulbenkian nos PALOP.
A monarquia absolutista em França, instaurada por Luís XIV, foi marcada pelo luxo e pelo poder. Os livros de festas descreviam e ilustravam as pomposas cerimónias da época, mas nas suas páginas escondiam-se também várias formas de propaganda real.
Descubra mais sobre a obra pelas palavras da investigadora Leonor de Oliveira.
Fique a saber a história por detrás de uma das instalações do artista Angolano, que combina diversos elementos, materiais e técnicas.
Em 1985, a Exposição-Diálogo revelou-se um importante marco no contexto nacional das artes. Saiba mais sobre esta exposição e a resposta de Ernesto de Sousa, sob a forma da exposição Diferença/Diálogo.
Uma análise deste conceito através de uma seleção de obras da coleção do CAM.
Na coleção do CAM encontram-se dois estudos em papel com 5 metros de altura, realizados por Vieira da Silva. Fique a saber qual a história por detrás de um projeto de tão grandes dimensões.
A História de Impacto de um bolseiro, que apesar de todas as adversidades, consegue ser um aluno de excelência. Dedica a sua vida ao ensino de crianças desfavorecidas na sua terra natal, São Tomé.
Fernão Cruz escreve sobre a exposição «Morder o Pó» e analisa as obras que realizou para este projeto, criado de raiz para a Fundação Gulbenkian.
A investigadora e curadora Maria do Mar Fazenda escreve sobre a vida e a obra do artista e sobre uma exposição a ele dedicada no MACNA.