Gabriel Abrantes: «Bardo Loops é o trabalho mais pessoal que alguma vez fiz.»
Neste mini documentário, Gabriel Abrantes fala sobre o processo de criação de «Bardo Loops», uma instalação de quatro filmes encomendada pelo CAM ao artista português.
Neste mini documentário, Gabriel Abrantes fala sobre o processo de criação de «Bardo Loops», uma instalação de quatro filmes encomendada pelo CAM ao artista português.
Em 2024, o CAM adquiriu 21 fotografias da série de fotografias «Confidencial/Desclassificado» do artista Manuel Botelho. Duas fotografias foram apresentadas pela primeira vez na exposição «Linha de Maré. Coleção do CAM».
O projeto Viral promove a educação e formação de jovens recorrendo a trabalho artístico que cruza o corpo, a fotografia, o som e a escrita em torno do futsal, com o apoio PARTIS & Art for Change.
A música e a dança são as principais formas de expressão do projeto ZHA!, promovido pelo Visões Úteis com o apoio PARTIS & Art for Change, para celebrar as tradições vivas da comunidade cigana e potenciar percursos de vida mais inclusivos e participativos.
O projeto Q-Circo usa as artes circenses como ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e de inserção profissional de jovens adultos, com o apoio da iniciativa PARTIS & Art for Change.
Chikako Yamashiro esteve em Lisboa pela primeira vez para a inauguração da exposição «The Song of the Land», onde apresenta duas videoinstalações. A curadora da Temporada Engawa, Emmanuelle de Montgazon, conversou com a artista japonesa sobre o seu trabalho, que explora memória e identidade.
O primeiro Workshop dedicado a Desafios de Impacto juntou bolseiros de Mérito e Novos Talentos num fim-de-semana de dezembro. Pensando numa “força para o bem comum”, o grupo de estudantes pensou em iniciativas que mais tarde pretendem aplicar nas suas comunidades.
Ioannis Petropoulos, diretor emérito do Centro de Estudos Helénicos em Harvard, recebeu uma bolsa Gulbenkian para ensinar alunos de mestrado e doutoramento sobre a importância da educação helénica.
Lungo Drom é um projeto multidisciplinar apoiado pela iniciativa PARTIS & Art for Change, que parte da construção de um Museu Nómada para refletir sobre a história e cultura das comunidades ciganas, desconstruir preconceitos e criar mudança social.
Integrado no ciclo de «Filmes Engawa», apresentámos no final de novembro «Mountain Plain Mountain» e «Wrong Revision», de Yu Araki. Nesta entrevista, o artista japonês fala-nos sobre o seu percurso e o seu processo criativo.
O projeto da Cáritas Diocesana de Beja procura fazer com que os beneficiários permaneçam em casa o máximo de tempo possível, com a maior qualidade de vida possível.
A curadora Sara de Chiara falou com Michele Rizzo sobre «HIGHER xtn.», uma performance que teve origem no Stedelijk Museum, em Amesterdão, e que é agora apresentada em Lisboa.
A artista japonesa Saeborg ocupou o nosso Estúdio com «Slaughterhouse», uma quinta insuflável entre o sonho fantasista e o pesadelo distópico. Nesta conversa, fala-nos sobre a apresentação no CAM e reflete sobre a cultura cosplay e a dança entre o público e os seus animais.
Em Campo Maior, quando as seis profissionais da Santa Casa da Misericórdia não estão de visita aos seus 32 beneficiários, estes podem contar com a “Cuidadora São”.
Vicente Megre, estudante de Engenharia Aeroespacial, avalia a experiência no Conselho Consultivo Jovem do CAM, destacando a aprendizagem e a oportunidade de representar no grupo as pessoas que não têm uma vertente artística.
A Oficina Fritta, um coletivo de artistas em residência no Espaço Educativo do CAM, reflete sobre o trabalho desenvolvido com as famílias na ZAAM.
A História de Impacto de uma bolseira que dividiu a sua área profissional entre o ensino e a aviação civil e a sua vida pessoal entre Cabo-Verde e Portugal. Como sonho que pretende realizar, refere a possibilidade de continuar a investigar e regressar a tempo integral à academia e ao ensino.
Home 360 é uma resposta especializada, que procura levar a comunidade para dentro de casa de pessoas com demência, em Sintra e Oeiras.
No Alto Minho, uma equipa multidisciplinar, com enfermeiras e um psicólogo, percorre quilómetros, muitas vezes fora das horas de serviço, para acompanhar 64 beneficiários.
Cada ave tem a sua melodia – uma importante pista para as identificarmos quando se escondem no meio das árvores e arbustos.
Na cidade do Porto, cerca de 64 pessoas mais velhas veem o seu isolamento quebrado pelas visitas dos profissionais da Associação Mutualista Benéfica e Previdente
Sob a direção do maestro Hannu Lintu, e com a colaboração do reputado pianista Kirill Gerstein, a Orquestra e o Coro Gulbenkian apresentam o monumental Concerto para Piano de Ferruccio Busoni.
O encontro ATOS para a Democracia Cultural colocou em diálogo agentes que implementaram o programa ATOS com outros atores que desempenham um papel ativo na promoção da participação cultural.
Cerca de 185 pessoas residentes em Almada são acompanhadas, ao domicílio, pelas equipas da Santa Casa da Misericórdia.