A primeira edição do “Jazz em Agosto”
“Jazz em Agosto”, hoje um festival incontornável no jazz nacional, começa como iniciativa experimental integrada no programa de atividades do ACARTE 84.
“Jazz em Agosto”, hoje um festival incontornável no jazz nacional, começa como iniciativa experimental integrada no programa de atividades do ACARTE 84.
No projeto "Histórias tecidas entre vizinhos", o que conta verdadeiramente não é o espetáculo que será apresentado nos dias 18 e 20 de maio, mas sim o processo e o bem-estar que as idas ao museu e a criação artística provocaram, ao longo dos meses.
Na sua primeira visita a Lisboa, Julianknxx fala do seu projeto «Black Corporeal», realizado em parceria com o Festival Iminente. A apresentação em Lisboa conta com a participação do coro Gospel Collective e decorre a 20 de maio no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian.
Depois de os talibãs terem tomado o poder e proibido a música no país, os alunos do Afghanistan National Institute of Music foram acolhidos como refugiados em Portugal. Dez estão a viver em Guimarães, onde estudam com o apoio da Fundação Gulbenkian.
Especialista em Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, Mohomede Saide está a completar o doutoramento em Évora com uma bolsa Gulbenkian. Conheça os seus planos para mudar o mundo, a começar por Moçambique.
A História de Impacto de um bolseiro que realça a oportunidade de frequentar a Residência Calouste Gulbenkian e de lhe ter sido atribuída uma bolsa de estudo, enquanto fatores primordiais para contrariar o seu destino inicial, naturalmente ligado à agricultura e pastorícia dado ao ambiente rural no qual cresceu.
Há um ano, a Fundação Gulbenkian anunciava um apoio de emergência à Ucrânia. Fique a conhecer duas das associações apoiadas que ajudaram crianças e famílias refugiadas em Portugal.
A História de Impacto do atual chefe de Naipe dos Contrabaixos da Orquestra Gulbenkian, transporta-nos para uma narrativa de adaptação às adversidades e crescimento pessoal em prol da construção do caminho para se tornar músico.
O diretor do CAM responde a algumas questões enquanto reflete acerca da figura de Iannis Xenakis e da importância desta exposição.
A História de Impacto da bolseira que tem um pé em Portugal e outro no Brasil, seu país natal, vai da dança ao teatro. É na arte que se encontra.
A pianista Marta Mata é bolseira Gulbenkian desde 2021. A terminar o mestrado em Amesterdão, conta-nos, nesta breve entrevista, do seu futuro na música clássica e dos desafios de uma carreira nesta área.
Conheça a vida e obra de José Augusto França, uma personalidade influente na cultura portuguesa da segunda metade do século XX.
Conheça a vida e trabalho de Robert C. Smith, uma figura intimamente ligada à história da arte em Portugal e no Brasil.
Neste artigo, o musicólogo Benoît Gibson revela a relação próxima que a Fundação Calouste Gulbenkian estabeleceu com Iannis Xenakis, tendo sido a instituição que mais obras encomendou ao compositor ao longo da sua vida.
A ópera-performance imersiva «Sun & Sea», das artistas lituanas Rugilė Barzdžiukaitė e Vaiva Grainytė, foi a vencedora do Leão de Ouro na 58.ª edição da Bienal de Veneza.
Em tom descontraído, o bailarino e coreógrafo Smaïl Kanouté conta-nos a história do projeto que tem como figura central o samurai negro Yasuke Kurosan, apresentado no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em estreia nacional, no final de setembro.
João Miguel dos Santos Simões, enquanto bolseiro e interveniente em atividades da Fundação Gulbenkian, desenvolveu um vasto conhecimento sobre a Azulejaria em Portugal.
A Biblioteca de Arte assinala a passagem dos 70 anos da fundação do MRAR – Movimento de Renovação da Arte Religiosa, cujo espólio documental integra as suas coleções especiais.
Conheça os trabalhos de conservação e restauro deste peculiar e artesanal álbum com fotografias relacionado com atividade filantrópica da Fundação Gulbenkian nos PALOP.
A monarquia absolutista em França, instaurada por Luís XIV, foi marcada pelo luxo e pelo poder. Os livros de festas descreviam e ilustravam as pomposas cerimónias da época, mas nas suas páginas escondiam-se também várias formas de propaganda real.
Descubra mais sobre a obra pelas palavras da investigadora Leonor de Oliveira.
Fique a saber a história por detrás de uma das instalações do artista Angolano, que combina diversos elementos, materiais e técnicas.
Em 1985, a Exposição-Diálogo revelou-se um importante marco no contexto nacional das artes. Saiba mais sobre esta exposição e a resposta de Ernesto de Sousa, sob a forma da exposição Diferença/Diálogo.
Uma análise deste conceito através de uma seleção de obras da coleção do CAM.