Prémio Gulbenkian para a Humanidade
No valor de 1 milhão de euros, o prémio reconhece indivíduos e organizações que desenvolvem soluções inovadoras para combater as alterações climáticas.
Promover a participação de todos na ação climática e pelo oceano
As alterações climáticas são o desafio mais premente do nosso tempo. Contudo, as respostas a este desafio não estão a ocorrer ao ritmo nem à escala necessários e surgem muitas vezes fragmentadas.
Para conseguir uma mobilização em grande escala, é necessário o envolvimento de todas as pessoas, sobretudo das mais afetadas pelas alterações climáticas. É preciso, por isso, dotá-las de capacidade de atuação e de confiança, mostrando que esta transformação as beneficia e que este é o momento para agir.
A Fundação assumiu o compromisso de garantir um futuro sustentável para o planeta e para as pessoas, colocando a sustentabilidade como prioridade na sua estratégia global. Promovemos a participação em ações pelo clima e pelo oceano em Portugal e no Reino Unido, com o objetivo de contribuir para o esforço global de manter o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 1.5ºC.
Estamos empenhados em promover, de forma eficaz, a participação de todos na ação climática e na defesa do oceano. Reconhecemos que as crises climáticas e da natureza estão interligadas. A proteção do oceano é central para uma ação eficaz e pode desempenhar um papel fundamental nas soluções climáticas.
Procuramos impulsionar a mudança em Portugal e no Reino Unido através do aumento da capacidade de intervenção do poder local, da sociedade civil e de outros setores, partilhando as melhores práticas internacionais num espírito colaborativo.
Apoiamos a investigação e a capacitação, bem como o desenvolvimento de instrumentos e redes que permitam implementar abordagens eficazes com escala. Apoiamos “projetos-bandeira” que demonstrem os benefícios da ação climática e tenham um amplo potencial de impacto. Promovemos a sustentabilidade internamente e através das nossas plataformas públicas.
O sucesso no combate às alterações climáticas exige não só uma consciência coletiva do problema como uma base de apoio alargada. Não podemos deixar ninguém para trás.
Ao trabalhar com organizações da sociedade civil, com o poder local e com o setor privado, procuramos incentivar a colaboração intersetorial e aumentar o conhecimento e as competências, promovendo a participação de todos na causa climática, nomeadamente das comunidades sub-representadas.
As histórias que contamos e a forma como as contamos contribuem para moldar os comportamentos da sociedade e influenciar a vontade política para mudar. Assim, procuramos trabalhar com especialistas em comunicação para desenvolver conteúdos e narrativas orientados pelas necessidades e preocupações das pessoas, bem como pela evidência científica. Investimos em projetos e parcerias capazes de influenciar políticas públicas e mudar as perceções e os comportamentos dos cidadãos.
Investimos em projetos que beneficiem as pessoas de forma mais justa e em soluções tecnológicas baseadas em recursos naturais. Colocamos as comunidades locais – especialmente as mais desfavorecidas e as menos envolvidas na ação climática – no centro da nossa estratégia e incentivamos o trabalho em rede, a partilha de conhecimentos, a aceleração, a replicação e a escalabilidade para um maior impacto.
Queremos tornar a atividade da Fundação Calouste Gulbenkian cada vez mais sustentável, nomeadamente através de iniciativas internas inovadoras que contribuem para reduzir a nossa pegada ambiental, em áreas como a mobilidade, a energia ou a alimentação.
Utilizamos os nossos espaços e as atividades que desenvolvemos para partilhar este caminho e inspirar outras organizações a ter uma participação ativa e criativa em prol do clima.
INICIATIVAS ATUAIS
No valor de 1 milhão de euros, o prémio reconhece indivíduos e organizações que desenvolvem soluções inovadoras para combater as alterações climáticas.
Promover o envolvimento da comunidade na ação climática através de 11 projetos promovidos por municípios e ONGs de todo o país.
Combater a pobreza energética em Portugal através de um modelo inovador, ajudando as famílias a melhorar o desempenho energético das suas casas.
Promover o investimento na conservação e restauração dos ecossistemas de carbono azul.
Demonstrar o que é um envolvimento público efetivo no clima, e ajudar a criar as condições para a sua expansão.
Estabelecer ligações e construir relações destinadas a ajudar na proteção do oceano.
Série documental de nove episódios centrada nos problemas ligados ao Desenvolvimento Sustentável.
Promove a transição para uma agricultura mais sustentável e de maior precisão e eficiência na gestão da água de rega, prevenindo cenários futuros de escassez de água.