Publicado no âmbito do projeto Gulbenkian Carbono Azul, este Roteiro pretende ser o ponto de partida para uma discussão alargada sobre como viabilizar projetos de conservação e restauro de ecossistemas de carbono azul. O Roteiro foi publicado conjuntamente com dois Relatórios Científicos, que lhe dão suporte e que avaliam os principais ecossistemas de carbono azul em Portugal continental.
“A divulgação do documento Carbono Azul: Roteiro para um Mercado Voluntário em Portugal é um marco no desenvolvimento do projeto Gulbenkian Carbono Azul, que permite a Portugal, uma nação marítima em termos de geografia, história e vocação, juntar-se ao conjunto de nações que já estão a adotar estratégias de carbono azul no âmbito da sua ação climática.
O roteiro agora publicado identifica potenciais projetos de carbono azul e clarifica as ações necessárias para os levar a cabo, dando início a um caminho de ação climática trilhado sobre soluções de base natural que beneficiam tanto a natureza como as pessoas.”
In Prefácio, por Carlos Duarte, Professor de Ciências Marinhas, Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah e Embaixador Global do projeto Gulbenkian Carbono Azul
Sumário executivo (2.3 MB)