Programa Desenvolvimento Sustentável

O Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais coesa, que ofereça igualdade de oportunidades e promova ativamente o bem-estar e a qualidade de vida de grupos vulneráveis, em equilíbrio com a proteção ambiental e a sustentabilidade económica.

O conceito de Desenvolvimento Sustentável, conforme estabelecido em 1987 no relatório das Nações Unidas Our Common Future, aponta para um novo horizonte de desenvolvimento que permita responder às necessidades das gerações atuais sem comprometer essa mesma capacidade de resposta nas gerações futuras. Em 2012, na conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, são identificados pela primeira vez os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que definem 17 metas universais para responder, até 2030, aos urgentes desafios sociais, ambientais e económicos que impactam o planeta à escala global.

Assumir o compromisso de alcançar estas metas implica, necessariamente, um novo olhar sobre o modo como vivemos, reequacionando as respostas às necessidades sociais e aos desafios ambientais, sem perder de vista a prosperidade económica. Esta mudança só pode ser operacionalizada através da inovação, de modelos de negócio e investimento mais sustentáveis e do desenvolvimento de novas competências e lideranças.

Através deste Programa, a Fundação Calouste Gulbenkian reforça o seu alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, nesse sentido, a sua intervenção para a Coesão Social, a Ação Climática e os Oceanos, promovendo, de forma transversal a essa atividade, ferramentas inovadoras para enfrentar os desafios sociais e ambientais.

Coesão Social

Testamos soluções mais eficientes e eficazes para responder às necessidades dos grupos mais vulneráveis da população. Neste quadro, são trabalhadas as seguintes áreas: Crianças e Jovens, Idosos, Migrantes e refugiados.

Ação Climática

Contribuimos para a ação climática através de práticas inovadoras na transição para padrões de produção e consumo mais sustentáveis, que minimizem o uso de recursos naturais, reduzam os efeitos negativos das alterações climáticas e promovam a neutralidade carbónica.

Oceanos

Promovemos o conhecimento científico e público sobre o papel dos oceanos no desenvolvimento económico sustentável através do apoio à investigação, a soluções climáticas com base no oceano e a projetos que utilizem a biotecnologia azul na resolução de problemas sociais e ambientais.

Inovação e Investimento de Impacto

A inovação e os novos modelos de financiamento são transversais a toda a atividade do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável. Privilegiamos o recurso às tecnologias para responder a desafios sociais e ambientais (Tecnologias para o Impacto); o papel das artes na promoção da inclusão (Arte e Comunidade); o desenvolvimento de novas competências para futuros líderes (Novas competências e lideranças); a utilização e teste de instrumentos financeiros inovadores (Novos instrumentos de financiamento).

Candidaturas

Conheça os apoios no âmbito do Programa Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais

Notícias


Para mais informações contacte-nos através do email [email protected]