Tecnologias para o impacto

A Fundação Calouste Gulbenkian acredita no papel que as tecnologias e a criatividade podem desempenhar na resolução de problemas sociais ou ambientais.

 

A Fundação Calouste Gulbenkian procura inspirar, desenvolver e apoiar ideias que contribuam para mudar o mundo. Acreditamos que a tecnologia facilita soluções inovadoras para os principais problemas sociais e ambientais, tanto em Portugal como à escala global.

Desde há vários anos, a Fundação Gulbenkian tem criado e apoiado diversas iniciativas para estimular o surgimento de soluções tecnológicas com impacto, designadamente:

– Realização de maratonas de desenvolvimento tecnológico, “hackathons”, e apoio a outros desafios semelhantes focados na resolução de questões sociais e ambientais, que permitiram levar a iniciativa Hack for Good a diferentes pontos do país;

– Promoção de iniciativas para recolha e tratamento de dados – “data science” -, que possam informar melhorias na intervenção das organizações sociais;

– Apoio a aceleradoras para start-ups e negócios de impacto que recorrem às novas tecnologias para solucionar problemas ou necessidades sociais e ambientais.