Hack for Good

Maratona de desenvolvimento tecnológico com impacto social

 

Depois de promover três edições (2016-2018) de Hack for Good, uma maratona de desenvolvimento tecnológico (hackathon) focada em encontrar soluções tecnológicas inovadoras para problemas sociais, em 2019 foram estabelecidas parcerias para a implementação de uma nova estratégia, focada em maximizar o impacto da iniciativa.

Convidámos diferentes entidades – como universidades, associações de estudantes, câmaras municipais e empresas – a juntarem-se a nós para potenciar o ecossistema de “tech for good” e oferecemos apoio a estas organizações para a criação das suas próprias hackathons com fins sociais.

Ao inspirarmos e aconselharmos outras entidades a incorporarem uma missão social nas suas hackathons, visamos reforçar o nosso impacto coletivo.

Temos como objetivo:

  • Demonstrar que o talento e as competências tecnológicas podem ser utilizados para resolver problemas sociais;
  • Promover a criatividade e encontrar soluções baseadas na tecnologia para problemas sociais relevantes;
  • Alcançar produtos viáveis, encontrar parceiros ou investidores e equacionar planos de negócio sustentáveis e escaláveis;
  • Criar uma comunidade de participantes em hackathons no âmbito do ecossistema “tech for good”.

 

Até agora foram estabelecidas parcerias com um conjunto de entidades que realizam hackathons em 9 pontos do país (Aveiro, Coimbra, Covilhã, Guarda, Lisboa, Portalegre, Porto, Tomar, Ilha Terceira) que, assim, incluem o impacto social no conjunto de desafios lançados aos participantes, além dos habituais desafios tecnológicos ou financeiros.

De modo a possibilitar a participação de todos os que pretendam utilizar as suas competências para melhorar o mundo em que vivemos, estamos a preparar uma nova hackathon inteiramente online, a lançar em 2020, com desafios que poderão ser respondidos a partir de casa ou de qualquer outro lugar.


AS EDIÇÕES