O bairro: as histórias que brotam dos espaços esquecidos
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianLisboa, cidade de múltiplas faces, revela-se através das palavras de dois autores cujas perspetivas literárias se cruzam num diálogo íntimo. Bruno Vieira Amaral e Telma Tvon contam-nos histórias de lugares esquecidos à volta dos grandes centros urbanos, que emergem não apenas como cenários, mas também como personagens vivos e pulsantes nas suas obras – espaços que respiram e observam, que guardam segredos de vidas anónimas e quotidianos silenciosos.
Tudo isto sob a moderação de Mirna Queiroz, jornalista, programadora cultural e fundadora da revista Pessoa, numa conversa que promete ser uma viagem pela cidade invisível que está à vista de todos.
A conversa é seguida de uma sessão de autógrafos.
Jardim de Verão 2024
Este evento faz parte do Jardim de Verão 2024, um festival de entrada livre com concertos, DJ sets, conversas, filmes e workshops. Saber mais
Oradores
-
Bruno Vieira Amaral
Colabora com a revista Ler, o Expresso e a Rádio Observador. Em 2013, estreou-se com o ensaio Guia para 50 Personagens da Ficção Portuguesa. Os seus romances foram distinguidos com vários prémios literários. Em 2016, foi nomeado uma das Dez Novas Vozes da Europa, escolha da plataforma Literature Across Frontiers. Em 2018, foram reunidos os seus melhores textos dispersos no volume Manobras de Guerrilha. Os direitos dos seus livros foram vendidos para vários países, incluindo Itália, Espanha, Brasil e Hungria.
-
Telma Tvon
Registada como Telma Marlise Escórcio da Silva, nasceu em Luanda e imigrou para Lisboa, onde frequentou o ensino secundário ao mesmo que tempo se integrava na cultura hip hop. Pertenceu aos grupos Backwordz, Hardcore Click e Lweji, compostos por MCs femininas. Licenciou-se em Estudos Africanos na FLUL e fez o mestrado em Serviço Social no ISCTE. Em 2018 lançou o livro Um Preto Muito Português, que aborda várias questões relacionadas com a identidade de um jovem nascido e educado em Portugal descendente de cabo-verdianos.
-
Mirna Queiroz
É jornalista, editora e programadora cultural. Fez o mestrado em Estudos Culturais na Universidade de São Paulo. No início da sua carreira, trabalhou para três canais de televisão no Brasil. Entre 1993 e 2007, trabalhou como stringer para a Rádio BBC de Londres e organizou o primeiro festival de Cinema Brasileiro em Singapura. Entre 2010 e 2023, dirigiu a Editora Mombak, pela qual publicou a Pessoa, premiada revista de Literatura de Língua Portuguesa, tendo organizado antologias e eventos literários em vários países. Criou a Associação Cultural Mombak e o FesThink – Festival do Pensamento.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.