Entre a lua, o caos e o silêncio: a flor
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianLisboa é berço de grandes produções e movimentos literários. Um dos mais importantes foi a geração da utopia, surgida na emblemática Casa dos Estudantes do Império, composta por poetas que se tornaram também ideólogos e arquitetos das independências dos países africanos de expressão portuguesa.
Esta performance poética vem homenagear a riqueza da poesia angolana, trazendo ao palco do Auditório 2 a sua forma mais pura e vibrante, uma vez que muitos destes poemas foram escritos para serem declamados em público. Com esse intuito, Carla Costa Gomes, Miguel Sermão e Marco Mendonça, quatro talentosos atores afrodescendentes, dão vida aos poemas desta que é a mais abrangente antologia de poesia angolana.
Jardim de Verão 2024
Este evento faz parte do Jardim de Verão 2024, um festival de entrada livre com concertos, DJ sets, conversas, filmes e workshops. Saber mais
Oradores
-
Carla Costa Gomes
Artista multidisciplinar, nasceu em Setúbal, filha de pais guineenses. Tem o curso de Animação Sociocultural, pela EPBJC. É licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo passado pelo Conservatório Real de Bruxelas. Lecionou Expressão Dramática durante 12 anos. Participou como performer e atriz em diferentes espetáculos nacionais e internacionais. Colaborou com diversos projetos de teatro e também fez publicidade e televisão, atuando em várias novelas. Membro da UNA – União Negra das Artes, colaborou com a Afrolis.
-
Marco Mendonça
Nasceu em Moçambique. Licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, iniciou o seu percurso profissional com a companhia Os Possessos. Estagiou no Teatro Nacional D. Maria II, onde trabalhou com João Pedro Vaz, Tiago Rodrigues e Faustin Linyekula. Foi autor e cocriador de Parlamento Elefante (vencedor da Bolsa Amélia Rey Colaço) e Cordyceps (apoiado pela Rede 5 Sentidos). Assinou a sua primeira criação a solo com o espetáculo Blackface e integra o elenco de Catarina e a beleza de matar fascistas.
-
Miguel Sermão
Nasceu em Luanda. Estudou Teatro na Escola Profissional do Teatro Comuna, onde é ator residente. Frequentou os cursos de Comunicação na Universidade Independente, Tradução e Escrita Criativa na Universidade Lusófona, e Fotografia e História de Arte no Ar.Co. É membro fundador do grupo de teatro Griot e colaborou com o grupo de teatro Serpente. Trabalhou no teatro, no cinema e na televisão com diversos encenadores e realizadores. É formador na área de expressão dramática para infância e juventude, encenador, diretor de atores e dialogue coach.
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.