Sobre o programa

 

Visão

Promover o desenvolvimento de uma sociedade comprometida com as gerações futuras, ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa.

 

Objetivos

  • Promover compromissos para com as gerações futuras, integrando o seu interesse nos processos de decisão atuais.
  • Potenciar padrões de produção que minimizem o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como emissões de resíduos e poluentes ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.
  • Incentivar padrões de consumo que privilegiem a escolha de produtos e serviços que usem menos materiais, durem mais tempo, e gerem menos resíduos, tendo estes aspetos em conta na compra, uso, e reuso de produtos, bem como na sua partilha.

 

Eixos estratégicos

O Programa está organizado em torno de dois eixos estratégicos:

Justiça Intergeracional

O eixo da Justiça Intergeracional foca-se nas gerações vindouras e procura promover a reflexão sobre os compromissos entre decisões tomadas pelas atuais gerações e os seus impactos nas gerações futuras, aumentando a perceção pública sobre o tema e integrando-o no debate e nas políticas públicas.

 

Produção e Consumo Sustentáveis

O eixo da Produção e Consumo Sustentáveis aborda padrões de consumo e produção ambientalmente responsáveis, economicamente viáveis e socialmente justos, e procura aumentar o conhecimento sobre o tema, promover a inovação, promover novas práticas individuais e organizacionais, e aumentar a perceção pública.

O Programa trabalhará estes dois temas de forma integrada e com parcerias, cruzando o impacto das nossas escolhas atuais de produção e consumo no mundo que vamos deixar às gerações futuras.

 

Beneficiários

Os beneficiários finais serão tanto as gerações presentes como as futuras, que beneficiarão de um ambiente mais saudável, de um modelo económico mais sustentável, e de um contrato social restaurado.

 

Contactos

Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A 1067-001 Lisboa
pgs@gulbenkian.pt
(+ 351) 217 823 667