Programa Sustentabilidade

2018-2022

 

Objetivos

Promover compromissos para com as gerações futuras, integrando o seu interesse nos processos de decisão atuais.

Potenciar padrões de produção que minimizem o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como emissões de resíduos e poluentes ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.

Incentivar padrões de consumo que privilegiem a escolha de produtos e serviços que usem menos materiais, durem mais tempo, e gerem menos resíduos, tendo estes aspetos em conta na compra, uso, e reuso de produtos, bem como na sua partilha.

 

Visão

A Sustentabilidade nas suas três dimensões – económica, social e ambiental – é um conceito amplo no qual se podem enquadrar múltiplas áreas temáticas, constituindo um tema incontornável para uma instituição com vocação intrínseca para temas de longo prazo como a Fundação Calouste Gulbenkian, cruzando as áreas estatutárias da ciência, educação e beneficência, e trabalhando de forma transversal em vários programas e unidades orgânicas.

 

Destinatários / Beneficiários

Os públicos-alvo do Programa são organizações e empresas nacionais, colaboradores de ONG/Administração Pública/Academia, alunos universitários, jornalistas, empreendedores, crianças e jovens, entidades com responsabilidades na promoção de maior consciência ambiental, e a sociedade civil e público em geral, bem como as instituições com responsabilidade de tomada de decisões que afetem as gerações futuras.

Os beneficiários finais serão a sociedade como um todo (com foco nas gerações futuras), que beneficiarão de um ambiente mais saudável e de um modelo económico mais sustentável a longo prazo, bem como de uma maior consciência de como a produção e o consumo sustentável contribuem para a sua qualidade de vida.

 

Estratégia de atuação

O Programa está organizado em torno de dois eixos estratégicos: Justiça Intergeracional e Produção e Consumo Sustentáveis.

O eixo da Justiça Intergeracional foca-se nas gerações vindouras e procura promover a reflexão sobre os compromissos entre decisões tomadas pelas atuais gerações e os seus impactos nas gerações futuras, aumentando a perceção pública sobre o tema e integrando-o no debate e nas políticas públicas.

O eixo da Produção e Consumo Sustentáveis aborda padrões de consumo e produção ambientalmente responsáveis, economicamente viáveis e socialmente justos, e procura aumentar o conhecimento sobre o tema, promover a inovação, promover novas práticas individuais e organizacionais, e aumentar a perceção pública.

Dando continuidade ao trabalho iniciado pela Iniciativa Oceanos, os oceanos serão um território privilegiado de atuação no contexto da intervenção sobre produção e consumo sustentáveis.

O Programa procurará trabalhar estes dois temas de forma integrada e com parcerias, cruzando o impacto que as nossas escolhas atuais de produção e consumo terão no mundo que vamos deixar às futuras gerações.

 

Apoios a Projetos e Atividades no âmbito do Programa Gulbenkian Sustentabilidade

Candidatar-se a apoios

 

Formação em “policy advocacy” para ONGs de defesa do ambiente

Os resultados do concurso serão publicados até 31 de julho de 2018