Economia Circular da Alimentação e as Cidades

Iniciativa sobre o papel das cidades e zonas periurbanas na economia circular da alimentação.

A Food Initiative, liderada pela Fundação Ellen MacArthur, pretende mobilizar novas abordagens para acelerar a transição para uma economia circular da alimentação nas cidades e zonas periurbanas.

A economia circular da alimentação consiste em:

  • consumir alimentos produzidos de forma regenerativa, e localmente sempre que adequado;
  • aproveitar os alimentos ao máximo;
  • redesenhar e comercializar produtos alimentares que são saudáveis não só do ponto de vista nutricional, mas também pela forma como são produzidos.

As cidades desempenham um papel fundamental na transformação do atual sistema alimentar linear para um verdadeiro sistema circular: 80% dos alimentos serão consumidos nas cidades até 2050.

O primeiro passo desta iniciativa consistiu num estudo para analisar as oportunidades económicas e benefícios alargados que se podem obter se os sistemas alimentares adotarem princípios da economia circular, com enfoque nas cidades e zonas periurbanas. O estudo, apresentado publicamente no dia 24 de janeiro de 2019 no World Economic Forum em Davos, destaca o enorme dano ambiental causado pela produção de alimentos, a qual é atualmente responsável por quase um quarto das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE).

A Fundação Calouste Gulbenkian apoiou esta iniciativa da Ellen MacArthur Foundation desde o início, assegurando que uma cidade portuguesa estava incluída na análise mais detalhada de diferentes sistemas alimentares urbanos de todo o mundo (Bruxelas, Guelph, São Paulo e Porto).

A Fundação Calouste Gulbenkian está à procura de uma pessoa dinâmica com mais de 5 anos de experiência profissional para mobilizar cidades portuguesas para a economia circular da alimentação durante os próximos 3 anos, e aceita candidaturas até 16 de julho, a enviar para pgs@gulbenkian.pt

Consulte o perfil requerido no pdf abaixo.

Perfil do Candidato (.pdf)

 

Iniciativa liderada por

EMF logo

 

Atualização em 09 Julho 2019