LEAP – Policy Development Initiative

Um programa de formação para o desenvolvimento de melhores políticas públicas

O LEAP resulta da vontade do Programa Gulbenkian Sustentabilidade de apoiar melhores políticas públicas relacionadas com a Produção e Consumo Sustentáveis, um dos seus eixos estratégicos. A Fundação Calouste Gulbenkian acredita que o LEAP pode contribuir para melhorar a capacidade de vários profissionais para informar as políticas públicas relacionadas com este tema, e promover em Portugal uma discussão alargada sobre políticas públicas com base em evidências.

As candidaturas encerraram no dia 15 julho 2019.

 

  1. A próxima geração de profissionais das políticas públicas espera por si
  2. As vantagens do LEAP
  3. O caminho para o sucesso
  4. As três áreas de política prioritárias
  5. Parceiros e contactos

1. A próxima geração de profissionais das políticas públicas espera por si

O LEAP combina uma abordagem pedagógica inovadora com uma orientação para a resolução de problemas. Este é um programa de 10 meses diversificado que irá equipá-lo/a com um conjunto de competências globais para que possa contribuir com qualidade e apoiado/a em evidências para a elaboração de políticas públicas. Irá aprender a criar um leque de documentos instrumentais para o sucesso tanto da sua carreira como da sua organização: policy research proposal, policy study, policy brief e advocacy plan.

Este é o perfil do participante LEAP:

  • Experiência profissional: idealmente, 5-20 anos
  • Atualmente a trabalhar na Administração Pública, organizações da sociedade civil (incluindo think-tanks e organizações empresariais) ou na academia/centros de investigação em Portugal
  • Capacidade para fazer investigação
  • Interesse em políticas públicas
  • Compreensão e experiência profissional atual de um tema relacionado com a Produção e Consumo Sustentáveis.

Dimensão do grupo 2019/2020:

  • Fase competitiva: 20 – 22 candidatos
  • Fase de desenvolvimento de política: 12 – 15 participantes

2. As vantagens do LEAP

  • Parceria de excelência: conclua um programa oferecido por formadores experientes e um grupo de organizações competentes – FCG, ICPA e IES-SBS.
  • Comunidade: junte-se a uma rede diversificada de profissionais experientes de diversos setores.
  • Aplicação prática: experimente um programa desenhado para melhorar as suas contribuições para os processos de decisão relacionados com políticas públicas.
  • Competências-chave: melhore competências relevantes – para si, para a sua carreira e para a sua organização – tais como liderança, negociação, comunicação e gestão de stakeholders.

3. O caminho para o sucesso

  • 10-12 de setembro de 2019: Dia de Apresentação & 1.º workshop sobre Policy Research
  • Dezembro de 2019 (a confirmar): 1.ª sessão de formação em soft skills
  • 4-7 de fevereiro de 2020: 2.º workshop sobre Policy Writing and Analysis & Acompanhamento individual
  • Abril de 2020 (a confirmar): 2.ª sessão de formação em soft skills
  • 2-5 de junho de 2020: 3.º workshop sobre Policy Advocacy & Sessões de discussão com stakeholders & Acompanhamento individual
  • Julho de 2020: Conferência final do LEAP

4. As três áreas de política prioritárias

A 1.ª edição do LEAP irá dar prioridade a candidaturas que se enquadrem em uma das três áreas de política abaixo, todas alinhadas com o enfoque do Programa Gulbenkian Sustentabilidade na cadeia de valor agroalimentar.

1.       Produção e consumo alimentar mais sustentáveis em Portugal
2.      Expansão da agricultura de regadio versus escassez de água em Portugal
3.      Um futuro mais sustentável para as pescas portuguesas

Candidaturas que se foquem noutras áreas de política que não as definidas como prioritárias também serão aceites, desde que estejam alinhadas com os objetivos do Programa Gulbenkian Sustentabilidade, e que o policy issue proposto seja particularmente relevante, desafiante e necessite de ser objeto de políticas públicas.

5. Parceiros e contactos

International Centre for Policy Advocacy (ICPA)

O ICPA é uma ONG independente sedeada em Berlim que se dedica a trazer um maior número de vozes, conhecimento especializado e evidências para os processos de decisão de políticas, e a promover um ambiente favorável a que as decisões de políticas públicas assentem no interesse público. O principal enfoque do seu trabalho é criar a capacidade de envolvimento em políticas e a confiança dos investigadores, advocates e ativistas de vários setores através da formação, mentoria e disponibilização de recursos práticos (por ex., advocacy guide). Mais recentemente, desenvolvemos um programa de reframing para apoiar ativistas e investigadores que queiram participar em debates com elevada carga emocional sobre temas relacionados com Migrações e Closing Space for Civic Engagement. O ICPA começou como uma equipa de formação incubada no contexto da Local Government Initiative, do Open Society Institute em Budapeste. Em mais de 15 anos, têm trabalhado extensivamente com mais de 60 parceiros (frequentemente através de programas do tipo fellowship, como o LEAP – 17 até à data) para apoiar mais de 5000 policy practitioners na Europa (UE e Europa de Leste), Ásia Central e África Ocidental. Conheça melhor o trabalho do ICPA [icpolicyadvocacy.org]

IES – Social Business School

O IES é a primeira escola empresarial focada na Inovação e no Empreendedorismo Social em Portugal. É o ponto de partida de um caminho dedicado à inovação social na criação de soluções empresariais sustentáveis de impacto, oferecendo um portfolio de formação, investigação e consultoria que dá resposta aos empreendedores, líderes, organizações privadas e ao setor público. Está ancorado no desenvolvimento de uma nova ordem económica, em que as organizações dão prioridade à criação de valor para a sociedade, independentemente do seu estatuto legal, estruturando o que será o futuro da economia: a Economia de Impacto. O seu enfoque é na mudança de paradigma e no empoderamento dos diversos atores, criando ligações entre todos os setores. Uma Escola Empresarial Social com as portas abertas ao mundo, que reúne as pessoas numa comunidade convergente de fazedores de impacto. Conheça melhor o trabalho do IES-SBS em ies-sbs.org 

 

Pode contactar a equipa do LEAP através de: leap@gulbenkian.pt

 

Atualização em 05 Setembro 2019