Blue Bio Value

Programa de aceleração de projetos e startups do setor da bioeconomia azul.

 

Promotor: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Oceano Azul 
Âmbito territorial: Internacional 
Público-alvo: Startups ligadas à biotecnologia ou bioeconomia azul 
ODS:  8. Trabalho digno e crescimento económico, 12. Produção e consumo sustentáveis, 14. Proteger a vida marinha 

O Blue Bio Value é o primeiro grande projeto implementado em parceria pelas Fundações Calouste Gulbenkian e Oceano Azul. Trata-se de um programa de aceleração e incubação de empresas dedicado ao setor da bioeconomia marinha e tem como objetivo último criar as condições adequadas para tornar Portugal um líder global da indústria das biotecnologias marinhas.

O Programa pretende apoiar empreendedores com projetos comercialmente viáveis, que utilizem os recursos marinhos de forma sustentável e que ajudem a enfrentar os grandes desafios societais da atualidade.

 

O Blue Bio Value centra-se em quatro desafios:

1) alimentar a população em crescimento de maneira sustentável;
2) mudança climática e controle de CO2;
3) envelhecimento da população e bem-estar;
4) escassez de recursos e redução de plásticos.

Todos os produtos e serviços acelerados pelo Blue Bio Value devem salvaguardar e/ou promover a sustentabilidade do oceano.

 

Saber mais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto contribui para as seguintes metas

 

Meta 8.3

Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros

Meta 12.2

Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais

Meta 14.a

Aumentar o conhecimento científico, desenvolver capacidades de investigação e transferir tecnologia marinha, tendo em conta os critérios e orientações sobre a Transferência de Tecnologia Marinha da Comissão Oceanográfica Intergovernamental, a fim de melhorar a saúde dos oceanos e aumentar a contribuição da biodiversidade marinha para o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, em particular os pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos


Parceria

OAF           Bluebio logo