Programa Desenvolvimento Sustentável
2020 – 2022
O Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais coesa, que ofereça igualdade de oportunidades e promova ativamente o bem-estar e a qualidade de vida de grupos vulneráveis, em equilíbrio com a proteção ambiental e a sustentabilidade económica.
O conceito de Desenvolvimento Sustentável, conforme estabelecido em 1987 no relatório das Nações Unidas Our Common Future, aponta para um novo horizonte de desenvolvimento que permita responder às necessidades das gerações atuais sem comprometer essa mesma capacidade de resposta nas gerações futuras. Em 2012, na conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, são identificados pela primeira vez os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que definem 17 metas universais para responder, até 2030, aos urgentes desafios sociais, ambientais e económicos que impactam o planeta à escala global.
Coesão Social
Testamos soluções mais eficientes e eficazes para responder às necessidades dos grupos mais vulneráveis da população. Neste quadro, são trabalhadas as seguintes áreas: Crianças e Jovens, Idosos, Migrantes e refugiados.
Sustentabilidade
Promovemos a ação climática, contribuímos para a valorização e proteção do Oceano e investimos em práticas inovadoras na transição para padrões de produção e consumo mais sustentáveis, em resposta ao estado de emergência em que o planeta se encontra.
Inovação e Investimento de Impacto
A inovação e os novos modelos de financiamento são transversais a toda a atividade do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável. Testamos e privilegiamos o trabalho nos seguintes campos: