Programa Conhecimento

2018-2022

O Programa desenvolve uma estratégia alinhada em duas formulações: “Qualificar para o Futuro e investir em pessoas que farão a mudança” e “Usar o conhecimento em problemas de grande relevância social e interesse público”.

Está estruturado em torno de quatro eixos, – a Academia, a Oficina, os Desafios e o Laboratório.

 

Objetivo

Usar o conhecimento para qualificar os cidadãos através do desenvolvimento, ao longo da vida, de competências pessoais, interculturais e sociais;

Abordar, com recurso ao conhecimento, problemas complexos de valor social;

Estimular pelo conhecimento a emergência do talento e desenvolver capacidades de liderança como resposta às mudanças económicas e sociais;

Produzir conhecimento novo sobre as questões do futuro ainda em aberto.

 

Visão

Associar a ação reflexiva com uma prática inovadora como forma de estimular soluções criativas, destinadas a responder aos problemas complexos que a sociedade enfrenta ou irá enfrentar.

 

Destinatários / Beneficiários

Cidadãos, em todos os grupos etários, e a sociedade em geral.

Nas Academias e Oficinas do Conhecimento, as ações centram-se nos cidadãos que, ao reforçarem as suas competências e capacidades, irão beneficiar de modo indireto a comunidade.

Nos Desafios do Conhecimento e Laboratório do Conhecimento, a intervenção aborda problemas complexos da sociedade, de cuja resolução os cidadãos são beneficiários indiretos.

 

Estratégia de atuação

O Programa desenvolve uma estratégia alinhada em duas formulações: “Qualificar para o Futuro e investir em pessoas que farão a mudança” e “Usar o conhecimento em problemas de grande relevância social e interesse público”.

Nas últimas décadas, a Fundação Gulbenkian teve uma importante intervenção nos domínios da educação, da ciência, da saúde e de outras áreas sociais. A partir desta herança, o Programa procura dar resposta a problemas transversais no âmbito das mesmas áreas.

Está estruturado em torno de quatro eixos, - a Academia, a Oficina, os Desafios e o Laboratório - que, tendo relações de contacto entre si, procuram abordar o conhecimento em diferentes perspetivas e com lógicas de intervenção distintas nas relações do cidadão com a sociedade.

 

 

Resolver problemas complexos através do conhecimento

Resolver problemas complexos através do conhecimento

Queremos contribuir para resolver problemas com relevância social e económica e de interesse público na saúde, educação e economia social.

 

Conheça a equipa