Programa Gulbenkian Conhecimento

Criado com o objetivo de estimular e mobilizar o saber, o saber fazer, o saber estar/relacionar-se e o saber pensar, o Programa Gulbenkian Conhecimento aposta na promoção das competências de cada indivíduo e na capacidade de as organizações as potenciarem de forma sustentável, com base na evidência científica.

O Programa Gulbenkian do Conhecimento tem ainda como intuito contribuir para a prevenção e solução de problemas sociais complexos, através da mobilização de conhecimento existente ou apoiando a produção de conhecimento novo, em áreas de fronteira. 

O Programa organiza-se em duas grandes áreas ou Desafios: Educação e Saúde.

 

Desafios Gulbenkian

Os Desafios Gulbenkian são projetos-piloto em áreas de interesse social, com os quais se pretendem abordar problemas complexos através da transferência de conhecimento científico recente para contextos de aplicação prática.

Estes projetos, realizados em parceria com entidades de referência, recorrem às ciências da implementação e mudança comportamental com vista à melhoria do acesso a cuidados de saúde e a ofertas educativas de qualidade.

  • QUALIFICAR PARA O FUTURO E INVESTIR NA MUDANÇA
  • USAR O CONHECIMENTO EM PROBLEMAS SOCIAIS
  • ACESSO A CUIDADOS DE SAÚDE E OFERTAS EDUCATIVAS

Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais

Preparar jovens para o futuro através de uma rede nacional de 100 Academias Gulbenkian do Conhecimento – projetos dedicados à promoção do pensamento crítico, resiliência, criatividade, resolução de problemas e comunicação.

Desenvolvimento Saudável na Infância

Prosseguir o historial de apoio a melhores resultados na saúde e bem-estar na infância, através da redução das adversidades à nascença. Saiba mais sobre o projeto STOP Baixo Peso ao Nascer.

Valorização do Talento Juvenil

Investir nos jovens que querem ir mais longe através do estudo, da investigação, da intervenção na sua comunidade e da liderança, reforçando assim o compromisso da Fundação Gulbenkian com as novas gerações. Saiba mais sobre o projeto Gulbenkian 25<25.

Prevenção em Saúde Pública

Inovar na abordagem aos principais problemas da saúde – nomeadamente as infeções, a saúde mental, a literacia e, mais recentemente, a resposta à Covid-19, incorporando as ciências comportamentais e a ciência de implementação no sistema de saúde. Saiba mais sobre os projetos STOP Infeção Hospitalar, Boas Escolhas, Melhor Saúde e Unidades Móveis de Vacinação.

Aprendizagem ao Longo da Vida e da Empregabilidade

Promover respostas rápidas de apoio, skilling e colocação de pessoas cujas competências mais valor perderão no mercado de trabalho. Saiba mais sobre os projetos Gulbenkian Award for Adult Literacy e Potenciar o Capital Humano.

Inovação em Saúde através da Inteligência Artificial

Incorporar no sistema de saúde a Inteligência Artificial, utilizando modelos preditivos que permitam antecipar o risco e padrões de doenças em populações mais vulneráveis.

Educação em Contextos de Emergência

Apoiar projetos-piloto que visem prevenir e/ou mitigar os efeitos da crise de saúde pública provocada pela Covid-19, que acelerou processos de transição digital e deixou claras as desigualdades que persistem no sistema educativo. Saiba mais sobre o projeto GAP.

Candidaturas

Conheça os apoios no âmbito do Programa Gulbenkian Conhecimento

Saber mais