STOP Infeção Hospitalar 2021-2022

Apoiar a Direção-Geral da Saúde na disseminação das estratégias de sucesso do Desafio STOP Infeção Hospitalar em unidades do SNS.

 

Promotor: Direção-Geral da Saúde, Fundação Calouste Gulbenkian
Público-alvo: Equipas de profissionais de saúde e serviços dos Hospitais
Parceiros: Institute for Healthcare Improvement
Âmbito territorial: Portugal Continental
Duração: 24 meses
Fase do Projeto: Em desenvolvimento
ODS: 3. Saúde de qualidade

Em 2014 morriam sete vezes mais pessoas com infeções adquiridas nos hospitais do que em acidentes de viação e o tempo de internamento de doentes com infeções hospitalares era cinco vezes superior ao dos restantes. Portugal registava quase o dobro das infeções hospitalares do que a média dos países europeus, com custos estimados em 300 a 400 milhões de Euros ao ano.

No âmbito do Desafio Gulbenkian – Stop Infeção Hospitalar do projeto Um Futuro para a saúde, foram selecionados 19 hospitais e identificadas as quatro infeções cujo combate era prioritário: a associada à algaliação; a relacionada com o cateter vascular central; a proveniente da intubação; e a associada à ferida operatória.

Três anos passados, foi possível reduzir em mais de 50 por cento nas quatro tipologias de infeção. E cinco anos após o início do projeto, constata-se que as estratégias de sucesso ainda permanecem em vários hospitais com resultados muito positivos, sendo necessário continuar a melhorar para que este sucesso seja partilhado pelo maior número possível de Hospitais.

Este novo desafio procura replicar a estratégia de sucesso de redução em mais de 50% das infeções hospitalares em 12 Hospitais em território nacional continental.


Relacionado 

 

Desafio STOP Infeção Hospitalar superou expectativas

Olhando para o trabalho, realizado entre 2015 e 2018, em 19 hospitais, conclui-se que os resultados ultrapassaram as expectativas.

Ler Notícia

 

 

STOP Infeção Hospitalar 2015-2018

 

Saber mais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem estar de todos, em todas as idades