Contributo das Academias do Conhecimento no contexto da pandemia Covid-19

Sumário Executivo

Comprometidas com a preparação de 10.000 crianças e jovens para um mundo incerto e em rápida mudança, as Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC) abraçaram a missão de dotar 100 organizações sem fins lucrativos de metodologias e estratégias que visam promover competências sociais e emocionais de jovens até aos 25 anos e expandir as suas oportunidades de realização para lidar com problemas complexos.

As circunstâncias voláteis que Portugal vive desde março de 2020, com a crise de saúde pública provocada pela pandemia Covid-19, constituem um contexto particularmente crítico para o (re)conhecimento das competências de cada indivíduo para lidar com o inesperado e os desafios que lhe estão inerentes.

O presente estudo exploratório teve por objetivo aferir o potencial contributo atribuído pelos participantes nas AGC ao trabalho nelas desenvolvido no âmbito da promoção das competências alvo (comunicação, resiliência, pensamento crítico, resolução de problemas, pensamento criativo, autorregulação e adaptabilidade) e sua aplicação em contexto de pandemia Covid-19. 

Ficha técnica

Editado:
2020