Rede Internacional

Promoção da aprendizagem socio-emocional

As Academias Gulbenkian do Conhecimento integram o movimento internacional para a promoção de competências sociais e emocionais. A evidência científica aponta para uma relação simbiótica entre estas competências e as competências cognitivas e para uma correlação forte entre estas e indicadores-chave de sucesso académico, profissional, bem-estar e qualidade de vida.

Brochura em português (PDF) Brochura em inglês (PDF)

 

Global Alliance for Social Emotional Learning | Karanga

Global Alliance for Social Emotional Learning | Karanga

O objetivo desta rede é promover a qualidade e a equidade na promoção de competências sociais e emocionais, conectando e mobilizando profissionais, educadores, investigadores e decisores políticos. Evidências mostram que as competências sociais e emocionais (CSE) ajudam os jovens a desenvolver capacidades para prosperar na quarta revolução industrial, nos novos empregos e carreiras que se avizinham. As CSE também podem ajudar comunidades a lidar com mudanças complexas, no quadro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

OCDE | Study on Social and Emotional Skills

OCDE | Study on Social and Emotional Skills

O objetivo deste estudo é obter informação sobre as competências sociais e emocionais de crianças e jovens do Concelho de Sintra, compreendendo como podem essas competências ser estimuladas nos diferentes contextos de vida. Um dos produtos mais relevantes será a criação de uma ferramenta para a população portuguesa, que permitirá avaliar competências de forma rápida em meio escolar e comunitário. O estudo, da responsabilidade da OCDE, é promovido em Portugal pelo Município de Sintra, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio técnico e logístico do Ministério da Educação

Atualização em 08 Agosto 2019