Competências Alvo

Para a presente edição das Academias Gulbenkian do Conhecimento, decidimos apoiar projetos que, de modo geral, promovam em crianças e jovens a capacidade de:

  • definir objetivos ambiciosos e o envolvimento ativo na sua prossecução (Agência),
  • assumir responsabilidades, honrando-as de forma pontual e fiável (Compromisso), e
  • interagir de forma ajustada, valorizando e considerando a perspetiva do outro, o saber ouvir, contribuir e respeitar ativamente decisões em grupo (Colaboração).

 

Na prossecução deste desígnio, queremos desenvolver as seguintes competências:

Ajusta-se às mudanças, adaptando com flexibilidade as suas atitudes e comportamentos.

É decidido, estratégico e persistente nos objetivos, avalia progressos e modifica comportamentos em resultado dessa avaliação.

Tem visão e gera novas formas de pensar e fazer, explorando e aprendendo com o erro.

Avalia realisticamente os problemas, procura alternativas, decide e implementa soluções com recurso à criatividade e ao pensamento lógico, tendo presentes as consequências em si e nos outros.

Avalia as situações de múltiplas perspetivas, divide os problemas nas suas componentes e sistematiza o caminho para a resolução através de novos métodos e processos. Procura causas ou pensa através das consequências dos diversos caminhos de ação possíveis.

Lida bem com a adversidade e não desiste facilmente.

Inicia e mantém contactos sociais, expressando adequadamente opiniões, necessidades ou sentimentos.

 

Segundo a OCDE, competências são capacidades para mobilizar conhecimentos, aptidões, atitudes e valores em conjunto com uma abordagem reflexiva ao processo de aprendizagem, de forma a lidar com contextos profissionais e pessoais desafiantes.

Fontes:
Core Competencies, CASEL
The Study on Social and Emotional Skills, OECD

Atualização em 10 Dezembro 2018