Competências Alvo
Para a presente edição das Academias Gulbenkian do Conhecimento, decidimos apoiar projetos que, de modo geral, promovam em crianças e jovens a capacidade de:
Na prossecução deste desígnio, queremos desenvolver as seguintes competências:
![](https://cdn.gulbenkian.pt/academias/wp-content/uploads/sites/43/2018/05/academias_adap.jpg)
Ajusta-se às mudanças, adaptando com flexibilidade as suas atitudes e comportamentos.
![](https://cdn.gulbenkian.pt/academias/wp-content/uploads/sites/43/2018/05/academias_02-1.jpg)
É decidido, estratégico e persistente nos objetivos, avalia progressos e modifica comportamentos em resultado dessa avaliação.
![](https://cdn.gulbenkian.pt/academias/wp-content/uploads/sites/43/2018/05/academias_04-1.jpg)
Tem visão e gera novas formas de pensar e fazer, explorando e aprendendo com o erro.
![](https://cdn.gulbenkian.pt/academias/wp-content/uploads/sites/43/2018/05/academias_06-1.jpg)
Avalia realisticamente os problemas, procura alternativas, decide e implementa soluções com recurso à criatividade e ao pensamento lógico, tendo presentes as consequências em si e nos outros.
![](https://cdn.gulbenkian.pt/academias/wp-content/uploads/sites/43/2018/11/academias_07.jpg)
Avalia as situações de múltiplas perspetivas, divide os problemas nas suas componentes e sistematiza o caminho para a resolução através de novos métodos e processos. Procura causas ou pensa através das consequências dos diversos caminhos de ação possíveis.
![](https://cdn.gulbenkian.pt/academias/wp-content/uploads/sites/43/2018/05/academias_05-1.jpg)
Lida bem com a adversidade e não desiste facilmente.
![](https://cdn.gulbenkian.pt/academias/wp-content/uploads/sites/43/2018/05/academias_03-1.jpg)
Inicia e mantém contactos sociais, expressando adequadamente opiniões, necessidades ou sentimentos.
Segundo a OCDE, competências são capacidades para mobilizar conhecimentos, aptidões, atitudes e valores em conjunto com uma abordagem reflexiva ao processo de aprendizagem, de forma a lidar com contextos profissionais e pessoais desafiantes.
Fontes:
Core Competencies, CASEL
The Study on Social and Emotional Skills, OECD