Gulbenkian Award for Adult Literacy

A Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o MIT Solve, iniciativa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), apoia soluções tecnológicas que promovam a qualificação e as aprendizagens ao longo da vida – ferramentas que serão particularmente relevantes no cenário pós-Covid-19.

 

A Covid-19 apanhou o mercado de trabalho em pleno processo de transformação devido à automação, à inteligência artificial e outras inovações tecnológicas.

A pandemia veio, por um lado, exacerbar os efeitos das transformações económicas e está a ter efeitos disruptivos no contexto laboral e empreendedor. Por outro lado, esta crise à escala global apresenta-se como uma oportunidade para novos negócios e novos empregos e os profissionais que tiverem mais competências, melhores recursos e networking serão aqueles que mais facilmente conseguirão transformar os efeitos negativos da pandemia em novas oportunidades.

Neste contexto, o Gulbenkian Award for Adult Literacy  apoia as melhores respostas ao desafio Good Jobs & Inclusive Entrepreneurship que (a par com os desafios Maternal & Newborn Health, Sustainable Food Systems, Learning for Girls & Women e Health Security & Pandemics Challenge) o MIT Solve lançou em 2020.

As candidaturas internacionais ao Gulbenkian Award for Adult Literacy incluem pelo menos uma fase piloto em Portugal. A Fundação Calouste Gulbenkian irá ajudar as Solver Teams a encontrar parceiros locais para esse efeito. 

As candidaturas encerraram a 18 de junho no site MIT Solve. 

Com o Gulbenkian Award for Adult Literacy, a Fundação Calouste Gulbenkian apoia, com um montante global de até 300.000 USD, as iniciativas selecionadas; pelo seu lado, o MIT Solve assegura, além de apoio financeiro, uma rede de mentoria e acompanhamento dos projetos selecionados.

 

Vencedores

Humans in the Loop e Tamo Junto são os dois projetos vencedores que vão ajudar populações vulneráveis a aceder e criar bons trabalhos e oportunidades empreendedoras.

Nos próximos meses, os vencedores vão integrar a incubadora do MIT e estudar a forma como poderão alargar a sua intervenção para Portugal, tal como definido no regulamento. A sua intervenção em território nacional, que contará com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, está prevista para a segunda metade de 2021. 

O desafio MIT Solve 2020 recebeu, nas cinco categorias a concurso, 2 600 soluções, oriundas de 130 países.

Humans in the Loop

Oferece, a pessoas deslocadas devido a situações de conflito ou de violência, formação e oportunidades de emprego numa das indústrias mais inovadoras do mercado: a Inteligência Artificial. Com esta atuação, propõe-se contribuir para a construção da mão-de-obra do futuro, a sua formação, experiência e empregabilidade como profissionais humans in the loop (humanos no circuito).

Tamo Junto

Uma plataforma online e gratuita que tem ajudado microempreendedores brasileiros a desenvolver os seus negócios. A sua estratégia tem passado por disponibilizar um espaço virtual capaz de encurtar as distâncias entre os microempreendedores e o conhecimento de que precisam para o seu negócio – definição de preços, colocação de bens e serviços no mercado, gestão financeira, entre outros – e reduzir as desigualdades no Brasil.