Prémio Gulbenkian para a Humanidade

No valor de um milhão de euros, o Prémio distingue contribuições excecionais para a ação climática e soluções climáticas que inspiram esperança e novas possibilidades.

Atribuído pela primeira vez em 2020, o Prémio Gulbenkian para a Humanidade distingue indivíduos e organizações que lideram os esforços da sociedade para enfrentar o maior desafio atual da humanidade: as alterações climáticas. O Prémio distingue contribuições notáveis para a ação climática e soluções climáticas que inspiram esperança.

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade 2024 foi atribuído a três pioneiros da agricultura sustentável, pela sua contribuição para a segurança alimentar, a resiliência climática e a proteção dos ecossistemas a nível global: o programa Andhra Pradesh Community Managed Natural Farming (Índia), o Professor Rattan Lal (EUA/Índia) e a plataforma de ONG’s SEKEM (Egito).

A edição de 2025 do Prémio Gulbenkian para a Humanidade tem nomeações abertas até 31 de janeiro de 2025. Qualquer pessoa, organização e/ou grupo de pessoas e organizações é elegível.

O Júri do Prémio, presidido por Angela Merkel, procura distinguir esforços inovadores de um leque diversificado de sectores e regiões. As nomeações devem ser apresentadas por um terceiro, preenchendo um breve formulário.

Nomeações História Ler, Ver, Ouvir
  • 689NOMEAÇÕES DE
    TODO O MUNDO
  • 401ORGANIZAÇÕES
    NOMEADAS
  • 277INDIVÍDUOS
    NOMEADOS
  • 127NACIONALIDADES DOS
    5 CONTINENTES
  • 58%do Sul Global
    (EDIÇÃO 2024)
  • 42%do Norte Global
    (EDIÇÃO 2024)

Impacto do prémio

Desde o lançamento do Prémio, em 2020, o Júri distinguiu diferentes abordagens à ação climática, incluindo a mobilização dos jovens, a formação de coligações, o desenvolvimento de soluções locais e a investigação científica.

O principal legado do Prémio é o contributo que dá à humanidade para superar este nosso grande desafio. O Prémio conta uma história de possibilidades – mostrando-nos que ainda há esperança e que, se agirmos agora, podemos construir um futuro melhor e mais sustentável.

Saber mais

Vencedores anteriores

O Prémio tem sido utilizado ao longo dos últimos cinco anos para apoiar as comunidades que enfrentam os impactos mais graves das alterações climáticas – incluindo financiamento de projetos de agroecologia na Índia e no Egito, de organizações comunitárias no Brasil, de projetos na África Subsariana, apoio às vítimas das inundações na Índia e no Bangladesh, ajuda na transição ecológica de cidades e distinção de organizações que alertam para as ameaças das alterações climáticas e da perda de biodiversidade.

Júri

O vencedor do Prémio é selecionado por um júri independente, composto por especialistas em ciências do sistema terrestre, ação climática, ambientalismo e justiça climática, provenientes dos domínios científico, tecnológico, político e cultural.

Porquê a ação climática

Este é um Prémio para a Humanidade, com as pessoas no seu centro, e que celebra a astúcia humana no desenvolvimento de novas soluções para as alterações climáticas. Não se trata apenas de distinguir a inovação técnica – o Prémio distingue também a ação de indivíduos, redes e organizações em benefício da humanidade e da natureza.

O Prémio fortalece as comunidades que enfrentam os efeitos das alterações climáticas, ajudando-as a adaptar-se e a criar resiliência ao nível local. Apoia soluções escaláveis, que terão um impacto real em termos nacionais e internacionais.

O Prémio é uma demonstração clara do compromisso da Fundação Calouste Gulbenkian em colocar a sustentabilidade no centro de tudo o que faz. Para além do Prémio, a Fundação concede apoios para o desenvolvimento de soluções climáticas que beneficiem tanto as pessoas como a natureza.

 

Subscreva para receber notícias acerca do Prémio e outras iniciativas relacionadas com a ação climática
 

 

 

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.