O Júri

Miguel Bastos Araújo

Miguel Bastos Araújo

Miguel Araújo é Professor Investigador no Museu Nacional de Ciências Naturais, em Madrid e Catedrático de Biogeografia na Universidade de Évora. Publicou mais de 250 artigos e é reconhecido como um líder mundial no estudo dos efeitos das alterações climáticas sobre a biodiversidade. É um dos cientistas mais citados pela Thomson-Reuters desde 2014, tendo recebido o Prémio Rey Jaime I de 2016 e o Prémio Pessoa de 2018.

 

Hans Joachim Schellnhuber

Hans Joachim Schellnhuber

Fundador e Diretor Emérito do Potsdam Institute for Climate Impact Research, Hans Joachim Schellnhuber é um distinto Professor emérito na Universidade de Tsinghua, China. É membro ativo de inúmeras instituições científicas, das quais se destacam a Pontifícia Academia das Ciências, a Academia Nacional Alemã de Ciências Leopoldina e a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Johan Rockström

Johan Rockström

Johan Rockström é Diretor do Instituto de Investigação sobre o Impacto Climático de Potsdam e Professor em Ciências do Sistema Terrestre na Universidade de Potsdam. É um cientista internacionalmente reconhecido em questões de sustentabilidade global e liderou o desenvolvimento do modelo dos Limites Planetários para o desenvolvimento humano na atual era de rápidas mudanças globais.

 

Miguel Aries Cañete

Miguel Aries Cañete

Comissário Europeu para a Energia e a Ação Climática entre 2014 e 2019, durante a Comissão Juncker, Miguel Arias Cañete liderou as negociações do Acordo de Paris por parte da União Europeia. Foi Ministro da Agricultura e das Pescas (2000-2004) e Ministro da Agricultura, Alimentação e Ambiente (2011-2014) de Espanha.

Rik Leemans

 

Rik Leemans

Líder do grupo de Análise de Sistemas Ambientais (Environmental Systems Analysis), da Universidade de Wageningen, Rik Leemans é o editor-chefe da revista internacional Current Opinion in Environmental Sustainability (Elsevier). Na última década, foi reconhecido por desenvolver e integrar conhecimentos inovadores em ciências naturais e sociais.

Runa Khan

Runa Khan

Runa Khan é a Fundadora da ONG Friendship, uma organização internacional com fins sociais que apoia anualmente mais de 7 milhões de migrantes climáticos, com uma abordagem de solução integrada durante 20 anos, ajudando-os a transformar as suas vidas, trazendo-lhes oportunidade, dignidade e esperança. Recebeu inúmeros prémios, incluindo o Prémio Rolex de Empreendedorismo, e o Prémio Schwab de Empreendedorismo Social.

Diaz

Sandra Díaz

Professora na Universidade Nacional de Córdoba e na CONICET, Argentina. Foi pioneira no domínio da biodiversidade funcional das plantas e das suas ligações com as sociedades, sendo uma das cientistas mais citadas do mundo em ecologia. Foi Vice-presidente da primeira avaliação global intergovernamental da biodiversidade e qualidade de vida humana (IPBES Global Assessment).

Sunita Narain

Sunita Narain

É escritora e ambientalista. Sunita Narain é Diretora do Centro de Ciência e Ambiente em Deli e editora da revista Down To Earth. Em 2005 foi premiada pelo governo indiano com o Padma Shri e recebeu o Prémio Mundial da Água. Em 2020 foi condecorada com a Medalha de Edimburgo. Continua a trabalhar em justiça climática, afirmando que o mundo precisa de um acordo ambicioso e equitativo. Foi membro do Conselho do Primeiro Ministro na India para as Alterações Climáticas.

Atualização em 13 janeiro 2022