Sobre viagens

Filmes de Shinya Isobe, Yu Araki, Tomonari Nishikawa e Takashi Makino

Slider de Eventos

O cinema permite-nos imaginar para além do que nos rodeia. Estes filmes iniciam-se no contexto imediato dos cineastas para se expandirem para domínios desconhecidos através da utilização de técnicas cinematográficas como a sobreposição, o time-lapse e efeitos visuais na câmara.

Por outro lado, o divertido ensaio fílmico de Yu Araki, Wrong Revision, capta a forma curiosa como as histórias atravessam as fronteiras nacionais, neste caso Portugal e o Japão no século XVI.

Oferecendo um breve olhar do estimulante mundo das imagens em movimento dos artistas japoneses, Filmes Engawa procura estabelecer um lugar para a sua existência na arte e no cinema contemporâneos japoneses.

Duração: 90 min.


«13», de Shinya Isobe

Japão, 2020, 11’
Avant-Garde, filmado em 16mm
Filme sem diálogos

Ao longo de cinco anos, o cineasta Shinya Isobe deixou a sua câmara exatamente no mesmo lugar, tirando uma fotografia do pôr do sol a cada treze segundos. Este exercício resultou numa série de imagens em time-lapse em que se vê o sol a mover-se, serenamente, da esquerda para a direita. E o movimento repete-se. Primeiro, numa linha direita, em silêncio total, depois começam a surgir padrões, acompanhados por uma banda sonora minimalista. Para criar as imagens hipnóticas que nos são apresentadas, Isobe sobrepôs fotografias analógicas de diferentes estações do ano, produzindo constelações de pontos brilhantes. Nesta curta-metragem hipnótica, as imagens combinam-se para criar uma experiência poética única.

Ficha técnica

Realização, montagem, som, desenho de som e música

Shinya Isobe


«Wrong Revision» (Revisão Errada), de Yu Araki

Japão, Grécia, 2018, 16’
Filme em japonês, legendado em português

Wrong Revision é uma história do simbolismo cristão oculto no Japão, contada com recurso ao vídeo e instalações, debruçando-se especificamente sobre a introdução por parte dos portugueses de peixe e marisco seco, que levou os japoneses a «crucificar» polvos em espetos, um símbolo, aparentemente, tanto do diabo como de Cristo.

Ficha técnica

Realização, montagem e direção

Yu Araki

Filme encomendado pela

Comissão Executiva da Okayama Art Summit


«Tokyo/Ebisu», de Tomonari Nishikawa

Japão, 2010, 5’
Documentário
Filme sem diálogos

A linha Yamanote da JR (Japan Railway Company) é uma das linhas de comboio mais movimentadas do Japão; funciona em circuito e é composta por 29 estações (no momento da produção deste filme). O filme mostra vistas das plataformas de 10 estações da linha Yamanote, da estação de Tóquio até à estação de Ebisu, no sentido dos ponteiros do relógio. Os efeitos visuais e as bandas sonoras em camadas podem exagerar a sensação da localização real, ao mesmo tempo que sugerem também o equipamento utilizado para a captação áudio e vídeo.

Ficha técnica

Realização, produção, montagem e som

Tomonari Nishikawa


«Memento Stella», de Takashi Makino

Japão, Hong Kong, 2018, 60ʼ
Filme sem diálogos

«Memento Stella é uma frase original que cunhei para me lembrar de me «lembrar das estrelas» e de «nunca esquecer que também nós residimos entre as estrelas». É também o título de um projeto que iniciei no inverno de 2016.

Durante vários anos, viajei pelo mundo a dar a conhecer o meu trabalho. Neste mundo triste e sombrio, perante guerras e terrorismo, inúmeras vidas perdidas em cataclismos naturais causados pelo ser humano, não há um único dia em que a morte não esteja nos meus pensamentos.

Ao mesmo tempo, apercebo-me que não é só a morte que nos une. Também nascemos, crescemos e vivemos neste pequeno planeta, entre as estrelas. Desenvolvo o meu trabalho com base na ideia de que, se todos os dias estivermos cientes desta verdade, nem que seja por um instante, então talvez, algures no fundo dos nossos corações, seja possível que nasçam expressões artísticas partilhadas, a chave para um lugar que ultrapassa as religiões, a política, as fronteiras, as línguas e os desejos pessoais que são a causa da nossa separação.»

Ficha técnica

Realização, fotografia, montagem

Takashi Makino

Produção

Empty Gallery

Suporte Técnico

C1 Enterprise e Bart.lab

Banda sonora

Reinier Van Houdt

Distribuição

Takashi Makino & Empty Gallery

Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa

Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais


Biografias

Parceria

Colaboração

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

Relacionados

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.