Programa de filmes «Engawa»
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Cinemateca Portuguesa – Museu do CinemaRua Barata Salgueiro 39, 1269-059 Lisboa
Estúdio Centro de Arte Moderna GulbenkianO programa completo será divulgado em breve.
Entre o ecrã de cinema, o espaço do museu e outros lugares, os artistas e cineastas japoneses começam a desenvolver uma linguagem cinematográfica partilhada. Isso prova que não existem em mundos separados, apesar das diferentes formas como os seus trabalhos são produzidos, distribuídos e recebidos pelos públicos.
Apresentando essencialmente filmes e vídeos realizados na última década, este programa realça dois impulsos, que são também preocupações: a memória e a identidade.
À medida que os artistas japoneses interrogam a relação que a sua nação mantém com a história, a natureza seletiva da memória coletiva no Japão e as ideias rígidas relativamente à pertença e à identidade nacional têm vindo a ser alvo de uma análise crítica através dos meios audiovisuais.
Engawa – Temporada de arte contemporânea japonesa
Engawa é uma programação que traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos dos quais pela primeira vez em Portugal. Saber mais
Biografias
-
Julian Ross
Julian Ross é anglo-japonês e trabalha como investigador, curador e escritor. É coprogramador do Doc Fortnight no Museum of Modern Art (MoMA), da 69.ª edição do Flaherty Seminar, e consultor de programação no Instituto IDFA. O seu trabalho curatorial já foi apresentado na Tate Modern, no Eye Filmmuseum, no Harvard Film Archive e no British Film Institute. É Professor Assistente no Centre for the Arts in Society da Universidade de Leiden, e membro do conselho editorial da organização sem fins lucrativos Collaborative Cataloging Japan dedicada à conservação do legado experimental de imagens em movimento japonês.
Ficha técnica
Imagem principal
Yu Araki & Daniel Jacoby, Mountain Plain Mountain, 2018. Cortesia dos artistas e da MUJIN-TO Production, Tokyo; Maisterravalbuena, Madrid; Ciaccia Levi, Paris; Crisis, Lima.
Parceria
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.