ESTADO EROSÃO

Coletivo Berru

Event Slider

ESTADO EROSÃO tem como motivação produzir uma peça que acontece durante um período de tempo. Conceptualmente pretende-se devolver materiais naturais à terra, de forma autosuficiente; tecnologia invisível. O processo de criação destas obras passa por identificar matéria orgânica do jardim Calouste Gulbenkian, conformá-la em tijolos de composto agregado, com eles construir uma escultura minimal que ao longo do tempo (com impulsos artificiais) se decompõe e retorna à sua origem.


O colectivo Berru foi criado no Porto em 2015 e desenvolve um trabalho que tem refletido sobre a relação íntima do ser humano com a máquina - uma relação que se debruça cada vez mais sobre questões filosóficas, antropológicas, políticas, sociais e éticas - ultimamente, tem também envolvido sistemas biológicos vivos. Foi prémio SONAE MEDIA ART 2019, MNAC, Lisboa (com systems synthesis.)


JARDIM CONCRETO

O Jardim Gulbenkian através de três instalações – HORTUS (Patrícia Portela e Christoph De Boeck), À Margem (Paulo Morais) e ESTADO EROSÃO (Berru) -, transforma-se num Jardim Concreto, onde se presta homenagem ao som enquanto matéria, à fauna e flora endémicas do Jardim Gulbenkian e até à sua matéria orgânica. Pretende-se realçar a paisagem do Jardim, identificar certos elementos próprios, auscultá-los e devolvê-los amplificados, mas também promover a reflexão sobre questões atuais: a nova época geológica em que vivemos, a crise ambiental provocada pela atividade humana e as repercussões – sociais, ecológicas e económicas – desta atividade.


JARDIM DE VERÃO

Num ano em que o Jardim Gulbenkian é, mais do que nunca, um lugar de liberdade, e num tempo marcado pelos desafios à fruição artística, o Jardim de Verão apresenta-se com uma programação transdisciplinar e verdadeiramente eclética, a cargo da ZDB (Galeria Zé dos Bois).

Pensado para “salvaguardar um espaço inclusivo, mantendo uma atenção particular ao usufruto individual”, o programa parte das qualidades do Jardim para explorar vários caminhos que passam pela instalação, pela performance e pela música.

 

Conheça a programação