Ação climática e participação pública
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianO evento será transmitido em direto e estará disponível nesta página.
Para debater o papel que os municípios e as organizações da sociedade civil podem ter na mobilização dos cidadãos para a ação climática, a Fundação Calouste Gulbenkian recebe, nesta conferência, investigadores, representantes de projetos de âmbito local e especialistas internacionais a partilharem exemplos de iniciativas que estão a promover o envolvimento de cidadãos ou de grupos de cidadãos.
À conferência segue-se um workshop, dirigido a representantes do poder local e da sociedade civil, cujos contributos servirão para informar o desenho dos apoios da Fundação Calouste Gulbenkian para a ação climática durante os próximos anos.
À exceção do workshop (que se encontra esgotado), as sessões serão transmitidas online.
Oradores
-
Carlos A. Ribeiro
Diretor executivo do Laboratório da Paisagem de Guimarães. Investigador na área da Biologia e Sustentabilidade e membro da equipa de coordenação da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2025. É, ainda, docente no Instituto Superior de Saúde. Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, mestre em Genética Molecular e Licenciado em Biologia Aplicada, pela Universidade do Minho. Responsável pela orientação e coorientação de teses de mestrado e doutoramento, e gestão de projetos nacionais e internacionais. Autor e coautor de duas dezenas de artigos científicos em revistas internacionais, revistas por pares. Possui ainda experiência, e currículo académico, na área da gestão e comunicação.
-
Cristina Lai Men
Jornalista na TSF Rádio Notícias, Cristina Lai Men foi distinguida com quinze Prémios de Jornalismo e Menções honrosas. Licenciada em Comunicação Social, foi selecionada para três bolsas de jornalismo nos EUA e o workshop “Covering Climate Change for Journalists”, promovido em Portugal pela Science Retreats com financiamento EEA Grants. É autora do livro A Poção Mágica e contribuiu para outros dois livros: Tão perto do mundo e Manual de Reportagem.
-
David Powell
David Powell tem quase duas décadas de experiência como coordenador de campanhas, comunicador, investigador e estratega no domínio do ambiente e das alterações climáticas. Trabalhou como Diretor de Ambiente e Transição Verde na New Economics Foundation e como coordenador de campanhas sénior em economia e recursos na Friends of the Earth. Tem um mestrado em Literatura Inglesa, um mestrado em Estratégia Ambiental e um diploma de pós-graduação em Economia. Está particularmente interessado na intersecção entre a mudança de sistemas e a psicologia individual, e como construir campanhas que aproveitem as preocupações profundas que todos temos sobre a crise climática. Na Climate Outreach, lidera o Climate Engagement Lab, que estabelece parcerias com organizações para as ajudar a alcançar novos públicos e a construir um banco de boas práticas de envolvimento do público.
-
João Grilo
Natural de Santiago Maior, Alandroal, é licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Évora (1997) e mestre em Supervisão Pedagógica (2002) pela mesma universidade. Professor do Ensino Básico e Secundário, é presidente da Câmara Municipal de Alandroal desde 2017, tendo anteriormente desempenhado o mesmo cargo entre 2009 e 2013 e o cargo de vice-presidente da autarquia entre 2005 e 2009. É presidente do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) desde novembro de 2021. Professor do Ensino Básico e Secundário, é casado e tem uma filha.
-
João Pedro Gouveia
João Pedro Gouveia é Engenheiro do Ambiente e Doutorado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. É membro Integrado do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (FCT NOVA) e coordenador da linha temática “Promover uma economia circular e neutra em carbono” no laboratório associado – CHANGE. Faz parte da equipa de coordenação do Energy Poverty Advisory Hub.
É investigador principal de múltiplos projetos nacionais e internacionais, estudos de apoio a políticas e trabalhos de consultoria em eficiência energética, pobreza energética e cidades sustentáveis. Coordenou o acompanhamento científico e a produção do relatório de impacto do projeto Ponto de Transição, da Fundação Calouste Gulbenkian.
-
José Carlos Mota
Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. Foi Diretor do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano (2016-2020). Tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial. Tem promovido diversas iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania.
-
José Pedro Frazão
José Pedro Frazão é grande repórter e editor na Rádio Renascença onde, ao longo dos últimos 20 anos, conduziu inúmeras emissões especiais de informação e programas de debate. Acompanha de perto as áreas de internacional e ambiente, debatendo semanalmente temas europeus, políticos e sociais.
-
Louisa Hooper
É, desde 2022, Diretora do Programa Sustentabilidade e da Delegação da Fundação no Reino Unido. Com um longo e diverso percurso na Fundação, desde 2010 tem vindo a desenvolver programas de financiamento na área ambiental, incluindo a atual estratégia para o Clima e Oceano em Portugal e no Reino Unido.
Liderou o programa Valuing the Ocean da Delegação do Reino Unido – apoiando a criação de novas redes e de abordagens para promover um envolvimento eficaz na proteção marinha em colaboração com colegas em Portugal e no sector da conservação, tendo desempenhado um papel fundamental na criação do grupo Marine CoLABoration. Participa em vários grupos consultivos, incluindo a Década das Nações Unidas para a Ciência do Oceano e o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e outros grupos de trabalho internacionais sobre literacia do oceano.
-
Maria do Carmo Martins
É Secretária-Geral do Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), em Alcobaça, onde está desde 2004. As principais atividades desenvolvidas no âmbito do COTHN estão relacionadas com a transferência de conhecimento ao longo da fileira frutícola das quais se destaca o levantamento das necessidades de investigação. É licenciada em Engenharia Agronómica e tem um mestrado em Economia Agraria e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa.
No âmbito do Gulbenkian Água, tem sido responsável pela gestão de um projeto sobre eficiência hídrica no sector agroalimentar, que leva agricultores ao terreno para aprender sobre tecnologias e métodos de rega mais eficientes.
-
Marta Brazão
É licenciada em Serviço Social pelo ISCSP e Mestre em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade pelo ISCTE. Trabalha na Circular Economy Portugal há 7 anos, implementando projetos que promovem a partilha, reparação e reutilização. É membro da Comunidade LIDERA, uma plataforma que junta dezenas de jovens de diferentes áreas profissionais que, através da partilha de conhecimento, networking e cooperação no desenvolvimento de soluções, pretendem efetivar a transição de Portugal para uma sociedade sustentável, com foco na ação climática. No âmbito da LIDERA, a Marta colabora no Climate U, um projeto de formação “de jovens para jovens” sobre alterações climáticas que é apoiado pela Fundação Gulbenkian, e no Novo Pacto Verde.
Paralelamente, está a cursar o Doutoramento em Engenharia e Gestão no Instituto Superior Técnico.
-
Pascale Taminiaux
Pascale Taminiaux é coordenadora de projetos na Fundação King Baudouin (Bruxelas), que visa promover mudanças sustentáveis e positivas na sociedade, atuando não só na Bélgica, mas no resto da Europa e em todo o mundo, capacitando organizações e cidadãos. Trabalha em temas relacionados com justiça social, tais como pobreza energética e transição energética justa, e tem uma larga experiência como consultora em questões de ambiente, saúde, segurança e responsabilidade social corporativa para várias empresas belgas e internacionais.
É responsável pelo Fair Energy Transition for All, um programa coordenado pela Fundação King Baudouin, em parceria com outras fundações europeias e em nove países da Europa, que permitiu consultar e ativar a participação de pessoas mais marginalizadas da sociedade no desenho de políticas públicas.
-
Paulo Ferrão
Paulo Ferrão é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, Presidente do IN+, Centro de Investigação em Inovação, Tecnologia e Políticas. É membro da direção da Associação EUREKA. Foi Presidente da Associação COST de 2019 a 2021 e Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de 2016 a 2019, e Diretor do Programa MIT-Portugal de 1996 a 2016. É Vice-Presidente do Conselho de Missão da Comissão Europeia sobre “Cidades Inteligentes e Neutras para o Clima”.
-
Pedro Macedo
Investigador e ativista na área das alterações climáticas, com destaque para o projeto “Municípios em Transição”, que serviu de base para a tese de doutoramento. Membro do CHANGE – Global Change and Sustainability Institute, Climate Reality Leader, cofundador da Casa Comum da Humanidade, cooperante da Coopérnico, diretor do Centro do Clima da Póvoa de Varzim. Possui mais de 25 anos de experiência profissional na área da educação ambiental, planeamento territorial e mobilização cidadã, tendo facilitado iniciativas de sustentabilidade em mais de 60 comunidades.
-
Rui Monteiro
Com Mestrado em Engenharia Química (U. Porto/Chalmers University Technology) e Doutorando em Design (U. Porto), é gestor de projetos e investigador na interseção entre as áreas de design, cultura, sustentabilidade, políticas públicas e inclusão. Colabora regularmente com a Rio Neiva – ONG ambiental que é parceira do projeto Por um galho, apoiado pela Fundação Gulbenkian no âmbito da iniciativa PARTIS. A decorrer em Antas, Esposende, “Por um galho” é um projeto que multidisciplinar, com as artes visuais e performativas como recurso expressivo para envolver a população sénior local na conceção, execução e exposição de instalações artísticas baseadas na natureza, construídas com materiais naturais (em particular com plantas invasoras), provenientes do Parque Natural Litoral Norte.
O trabalho da Rio Neiva também tem estado muito alinhado com a iniciativa da Comissão Europeia New European Bauhaus.
Programa
09:15 / Receção dos participantes
09:45 / Boas-vindas
10:00 / Conversa de abertura
10:30 / Painel de discussão 1 – Podem os municípios liderar a participação pública na ação climática?
11:45 / Painel de discussão 2 – Como envolver diferentes comunidades na ação climática?
14:00 / A estratégia da Fundação Calouste Gulbenkian para a Sustentabilidade
14:20 / Workshop
16:00 / Encerramento
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.