(Re)Criar o Bairro da Boa Morte
Área de atuação: Arte e Economia criativa
Promotor e executor: Leigos para o Desenvolvimento
Principal financiador: Fundação Calouste Gulbenkian
Parceiros: Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, Associação Arquivo 237 e Associação dos Artistas Plásticos Santomenses
Localização: Bairro da Boa Morte, São Tomé, São Tomé e Príncipe
Beneficiários: Moradores do Bairro da Boa Morte
Duração: janeiro 2019 – setembro 2021
Fase do projeto: Concluído
ODS: 8. Trabalho digno e crescimento económico
Este projeto pretende contribuir para a valorização de produtos associados ao património cultural do Bairro da Boa Morte, em S. Tomé, através da articulação do património com artes performativas, artes visuais e tecnologia. O objetivo é criar um objeto cultural identitário, contemporâneo e com sentimento mútuo de pertença, partindo de uma visita encenada como suporte para um negócio turístico cultural.
O “Roteiro Boa Morte” inclui oferta ao nível do Tchiloli (teatro popular autóctone de S. Tomé), do comércio e artesanato, da gastronomia e da arte urbana.
Não foram encontrados resultados.
Saber mais
Relacionado
Tchiloli: tragédia europeia, património cultural em São Tomé
Conheça o Tchiloli, uma das mais importantes formas de expressão da cultura africana, que conta com o apoio da Fundação Gulbenkian.
Ver Vídeo
Tchiloli: O papel das mulheres
No segundo vídeo da série dedicada ao Tchiloli, fique a saber mais sobre o papel desempenhado pela mulher nesta antiga tradição de São Tomé e Príncipe.
Ver Vídeo
Tchiloli: Família e dinastia
A série Tchiloli prossegue com mais um episódio sobre a tradição de São Tomé e Príncipe que atravessa uma linhagem entre várias gerações.
Ver Vídeo
Tchiloli: Viagem à Europa
Em 1973, o Tchiloli passou por Portugal, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian. Saiba tudo sobre este evento histórico no último episódio da série dedicada à tradição são-tomense.
Ver VídeoObjetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para as seguintes metas
Meta 8.3
Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros
Meta 8.9
Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que cria emprego e promove a cultura e os produtos locais