Making Asylum Systems Work in Europe
Promotor: Fundação Bertelsmann
Âmbito territorial: Europa
Duração: 3 anos
ODS: 10. Reduzir as desigualdades
Projeto liderado pela Fundação Bertelsmann, com supervisão científica do Migration Policy Institute – Europe, que procura contribuir para tornar mais efetiva a capacidade de resposta dos sistemas nacionais de asilo.
A iniciativa, à qual a Fundação Gulbenkian se associou, visa identificar os obstáculos e desafios que os Estados-Membro da União Europeia que acolhem requerentes de asilo e refugiados têm sentido na aplicação da legislação no terreno, bem como partilhar as políticas, práticas e mecanismos que têm sido implementados com mais sucesso para enfrentar esses desafios, promovendo a troca de experiências e cooperação entre os vários países.
O trabalho feito resultou num relatório com lições e recomendações a nível da União Europeia e uma publicação com quatro casos de estudo, incluindo um capítulo sobre Portugal realizado sob a coordenação da Professora Cláudia de Freitas da Universidade do Porto.
Saiba mais
PUBLICAÇÃO
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto contribui para a seguinte meta
Meta 10.7
Facilitar a migração e a mobilidade das pessoas de forma ordenada, segura, regular e responsável, inclusive através da implementação de políticas de migração planeadas e bem geridas