Um Hack for Good @ Home dedicado à Água
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do hackathon online Hack for Good @ Home. Desta vez, o desafio proposto incide sobre o tema Água – eficiência hídrica no setor agrícola. Serão premiadas as três melhores soluções tecnológicas para promover e facilitar uma agricultura mais sustentável e eficiente no uso da água.
O desafio
A atividade agrícola representa 75% da totalidade de água usada em Portugal. De acordo com o estudo O uso da água em Portugal, encomendado pela Fundação ao C-Lab, a adoção de novas tecnologias, designadamente para gestão de rega, propicia uma agricultura mais sustentável e eficiente do ponto de vista hídrico.
No entanto, há ainda uma larga maioria de agricultores que não iniciou essa transição. Muitos não medem a água que gastam (71% não têm contador de água), demonstrando que há ainda um longo caminho por fazer.
Para acelerar a transformação, o Hack for Good @ Home desafia estudantes e profissionais ligados às áreas tecnológicas e à agronomia a desenvolverem soluções inovadoras que possam ajudar os agricultores portugueses a adotar melhores práticas em termos de medição e otimização do uso da água.
Como funciona
Tal como na edição anterior, o Hack for Good @ Home decorrerá através da plataforma Taikai, onde estão detalhadas todas as informações necessárias para efetuar a inscrição e começar a trabalhar.
Na primeira fase, de ideação e prototipagem, as equipas poderão programar as suas soluções com o apoio de mentores especializados, que poderão ajudar a direcionar o trabalho de modo a responder de forma mais efetiva às necessidades dos agricultores.
Na segunda fase, oito equipas pré-selecionadas terão oportunidade de, com base no feedback fornecido pelo júri, aperfeiçoar as suas soluções.
Serão premiadas as três soluções mais inovadoras, que melhor respondam ao problema identificado e que possuam um protótipo funcional e adequado às necessidades do mercado.
Os prémios monetários, que pretendem alavancar cada solução, serão atribuídos da seguinte forma:
1º lugar – 3.000 euros
2º lugar – 1.500 euros
3º lugar – 500 euros
Para participar, basta reunir uma equipa com três a cinco elementos com formação em programação, engenharias, agronomia, sustentabilidade e outras áreas adequadas a dar resposta ao desafio lançado.
Calendarização
22 mar – 16 mai 2021
Inscrições
20 abr 2021
Webinar de apresentação e esclarecimento de dúvidas
17 mai – 13 jun 2021
Ideação e prototipagem
14 – 20 jun 2021
Pré-seleção
21 jun – 04 jul 2021
Desenvolvimento
04 – 08 jul 2021
Avaliação do júri
08 jul
Pitch e anúncio dos vencedores
Sessão de esclarecimento
Gulbenkian Água
Esta edição do Hack for Good @ Home enquadra-se na iniciativa Gulbenkian Água, que tem como objetivo contribuir para a consciencialização de toda a cadeia de valor associada à alimentação (agricultura, indústria agroalimentar, grande distribuição, consumidor) da importância de uma gestão mais eficiente da água, uma das grandes prioridades da Fundação na área da Sustentabilidade em 2021.