Fundação Gulbenkian celebra Dia Internacional da Poesia
No início da cada Primavera, no dia 21 de março, o Ano Novo do Calendário Persa – o Noruz – é celebrado por cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano, a Fundação Calouste Gulbenkian associa-se a estas celebrações, que coincidem com o Dia Internacional da Poesia, organizando uma sessão de leitura de poemas de inspiração sufi, lidos na língua original. Este encontro é realizado no âmbito da exposição O Poder da Palavra IV. Sabedoria Divina: O Caminho dos Sufis, uma iniciativa de Jessica Hallet, conservadora do Museu Calouste Gulbenkian, com a colaboração de Fabrizio Boscaglia.
O mediador cultural iraniano Omid Bahrami, a atriz portuguesa Teresa Coutinho, a investigadora palestiniana de estudos feministas Shahd Wadi e o escritor e poeta português Isaac Jaló vão ler poemas persas, árabes e portugueses de, entre outros, Rumi, Ibn Arabi, Rabia, Khayyam, e também de Fernando Pessoa, Maria Gabriela Llansol ou Sophia de Mello Breyner.
O programa inclui ainda uma conversa sobre Poesia e Sufismo com Fabrizio Boscaglia, professor de Cultura Portuguesa e Espiritualidade Islâmica na Universidade Lusófona.
A sessão será acompanhada pela música do guitarrista e compositor José Peixoto, que transportará o público para ambientes musicais que evocam o espírito e os contextos em que os poemas foram produzidos.
Elevado em 2009 a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Noruz será também celebrado num Festival a realizar no Grande Auditório da Fundação, no âmbito da programação da Gulbenkian Música (30 de março a 1 de abril).