Estudo da Comissão Europeia elege Academia UBUNTU como projeto exemplar a nível europeu

Um projeto desenvolvido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) e apoiado, desde o seu início, pela Fundação Calouste Gulbenkian – a Academia UBUNTU – foi indicado por um estudo recente da Comissão Europeia como um caso exemplar de boas-práticas em toda a Europa.

Para este estudo foram inicialmente selecionados 114 projetos no âmbito do trabalho com jovens e na área da aprendizagem do empreendedorismo em toda a Europa, dos quais posteriormente foram escolhidos doze “casos de estudo” de sucesso, entre os quais a Academia UBUNTU, único projecto da Peninsula Ibérica nesse conjunto.

Lançada em 2010 para desenvolver ações de educação não-formal dirigidas a jovens com perfis de liderança provenientes de contextos sociais desfavorecidos, a Academia UBUNTU tem no seu horizonte não só a capacitação dos jovens para a liderança como também o desenvolvimento e consolidação de modelos de serviço à comunidade e de empreendedorismo, partindo de referências como Nelson Mandela, Ghandi, Martin Luther King, Aristides Sousa Mendes, Sang Suu Kiy ou Desmond Tutu. No método que entretanto desenvolveu dá particular atenção a cinco dimensões de formação: o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.

Através das suas metodologias e ferramentas inovadoras, este projeto contribui para a aquisição de competências dos jovens, ajudando-os a alcançar os seus desafios pessoais a afirmar-se como agentes de transformação no seio das suas comunidades, tendo já sido desenvolvida também na Guiné-Bissau e nos campos de refugiados na Grécia, estendendo-se ainda este ano a Cabo-Verde e a Moçambique.

Esta distinção vem dar reconhecimento ao potencial transformador da Academia UBUNTU – agora mais abrangente e designado por programa Pontes UBUNTU, onde se inclui a Incubadora Social Ubuntu, o projeto de personal storytelling Vidas Ubuntu e a Ubuntu Global Network.

UBUNTU é um conceito africano que significa: acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança, generosidade. A tradução literal de UBUNTU é: “Eu sou porque Tu és”.

 

Nelson Mandela fala sobre este conceito:

 

Informação relacionada:

Academia Ubuntu
Pontes Ubuntu
Publicação Taking the future into their own hands