Bolsas Gulbenkian Mais – 2.ª edição
Em outubro, abrem de novo as candidaturas ao programa de Bolsas Gulbenkian Mais, que apoia jovens com as melhores notas e menos recursos financeiros com uma bolsa de estudo e um programa de valorização pessoal.
Estas bolsas são dirigidas a estudantes de todo o país que se candidatam pela primeira vez à universidade e que têm uma média de entrada superior a 18 valores. Só os melhores alunos com maiores necessidades financeiras se podem candidatar.
A Bolsa Gulbenkian Mais corresponde ao valor da propina efetivamente suportada pelo estudante, até ao limite da propina máxima fixada para o 1º ciclo de estudos do Ensino Superior Público para o ano letivo em causa. Pode incluir ainda um complemento para aquisição de material bibliográfico e escolar, bem como um complemento de transporte.
A bolsa pode ser renovada anualmente, até à conclusão do grau de mestrado, desde que o bolseiro obtenha um bom desempenho académico durante o período de estudos na universidade.
Programa de valorização pessoal
Para além da bolsa, os estudantes selecionados terão acesso a um programa de valorização pessoal, que vai permitir acelerar o seu desenvolvimento pessoal e profissional através de uma formação certificada em inteligência emocional, desenvolvida e testada na Google.
“Para além das competências profissionais, hoje é fundamental ter instrumentos para o relacionamento interpessoal, para o trabalho em equipa, para a mudança”, sublinha Margarida Abecasis, responsável pelas Bolsas Gulbenkian. As chamadas soft skills (competências pessoais ou transversais) têm grande relevância num mundo em constante transformação, cada vez mais competitivo. Este programa de valorização pessoal vai distinguir os bolseiros em termos curriculares. Inquéritos realizados revelam que, no final deste programa, 89% dos inquiridos conseguiu reduzir o stress e 85% aumentou a capacidade de se relacionar com outras pessoas.
Esta formação presencial acontece durante um fim-de-semana na Fundação Gulbenkian (todas as despesas são suportadas pela Fundação).
De forma a inspirar o bolseiro a refletir sobre o seu papel na resolução dos desafios atuais e futuros do mundo, o programa integra debates e encontros com ativistas sociais, responsáveis políticos, investigadores, executivos, jornalistas, etc… Através destes encontros, os bolseiros poderão refletir sobre temas como ética, sustentabilidade, desigualdades, o futuro do trabalho, entre outros.
Pretende-se ainda que, durante o período da bolsa e ao longo da sua carreira, os bolseiros construam ligações de entreajuda e um sentimento de pertença à Rede de Bolseiros Gulbenkian. Assim, para além de poderem participar em sessões de networking com novos e antigos bolseiros Gulbenkian, todos os Bolseiros Gulbenkian Mais terão também o apoio de um mentor, que lhe será atribuído no início do período da bolsa.
Candidaturas abertas de 1 a 23 de outubro.
Ver Bolsas Gulbenkian Mais