Bolsas Gulbenkian Mais

 

Uma bolsa e um programa de valorização pessoal

As Bolsas Gulbenkian Mais apoiam jovens com as melhores notas e menos recursos com uma bolsa de estudo e um programa de valorização pessoal.

Mais igualdade de oportunidades / Mais inteligência emocional / Mais liderança consciente

 

Bolsa

A quem se destina?

Estudantes que se candidatam pela primeira vez à universidade, com média de entrada superior a 18 valores.
Com o objetivo de gerar maior igualdade de oportunidades, as bolsas dirigem-se a alunos finalistas do ensino secundário com menos recursos financeiros.

Quando me posso candidatar?

De 1 a 23 de outubro de 2018.

Para se candidatar a uma bolsa Gulbenkian Mais, tem de comprovar que se candidatou também a uma bolsa dos Serviços de Ação Social da Universidade.

Quanto tempo dura a bolsa?

Uma vez selecionado para receber uma Bolsa Gulbenkian Mais no primeiro ano de faculdade, a bolsa pode ser renovada anualmente até concluir o mestrado. Para que esta renovação aconteça, terá de obter um bom desempenho académico durante o período de estudos na universidade.

Qual o valor da bolsa?

A Bolsa Gulbenkian Mais corresponde ao valor da propina efetivamente suportada pelo estudante, até ao limite da propina máxima fixada para o 1º ciclo de estudos do Ensino Superior Publico para o ano letivo em causa. Pode incluir ainda um complemento para aquisição de material bibliográfico e escolar, bem como um complemento de transporte.

 

Consultar o regulamentopara ver as condições.

Candidatar-se

 

Um Programa de Valorização Pessoal

Formação Certificada em Inteligência Emocional e Liderança

Formação presencial em formato workshop que acontece na Fundação Gulbenkian, com a duração de um fim-de-semana. Todas as despesas serão suportadas pela Fundação.

O programa certificado pelo Search Inside Yourself Leadership Institute, desenvolvido e testado na Google, segue o modelo de Inteligência Emocional de Daniel Goleman. Inquéritos realizados revelam que, no final deste programa, 89% dos inquiridos conseguiu reduzir o stress e 85% aumentou a capacidade de se relacionar com outras pessoas.

Mentores

Pretende-se que, durante o período da bolsa e ao longo da sua carreira, os bolseiros construam ligações de entreajuda e um sentimento de pertença à Rede de Bolseiros Gulbenkian. Assim, para além de poderem participar em sessões de networking com novos e antigos bolseiros Gulbenkian, todos os Bolseiros Gulbenkian Mais terão também o apoio de um mentor, que lhe será atribuído no início do período da bolsa.

 

Networking e debates com líderes sobre os desafios do mundo

De forma a inspirar o bolseiro a refletir sobre o seu papel na resolução dos desafios atuais e futuros do mundo, o programa integra debates e encontros com líderes do presente, como ativistas sociais, responsáveis políticos, investigadores, executivos, jornalistas etc. Através destes encontros, os bolseiros poderão refletir sobre temas como ética, sustentabilidade, desigualdades, o futuro do trabalho, entre outros.