Processo de Seleção
Prémio Gulbenkian para a Humanidade
O Prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de 1 milhão de euros, reconhece contribuições notáveis para a ação climática e soluções climáticas que inspiram esperança e novas possibilidades. É elegível qualquer indivíduo, organização ou grupo de pessoas e organizações que estejam a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de soluções para as alterações climáticas.
Nomeações
As candidaturas devem ser apresentadas por terceiros; não são permitidas autonomeações. Os nomeados devem responder a seis perguntas que ajudam o júri a avaliar as nomeações, nomeadamente: por que razão o nomeado é digno de ganhar o prémio; o impacto e os principais resultados alcançados; por que razão é inovador, relevante e inspirador; e as principais lições aprendidas com a implementação.
Seleção
Em primeiro lugar, o Conselho Científico avaliará todas as nomeações, a fim de garantir que estas preenchem os critérios de seleção, elaborando uma lista consolidada de candidatos. De seguida, o Júri irá deliberar com o intuito de identificar as três melhores nomeações. Por último, a decisão final será tomada pelo Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, com base na proposta apresentada pelo Júri.
Sobre o Prémio Júri
Para mais informações, contactar [email protected]