Estamos todos no mesmo barco
Isto é PARTIS 2020
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 2 Fundação Calouste GulbenkianÉ esta a metáfora das suas vidas.
Aqui. Um barco. Doze homens.
O que os une? O que os separa?
Sabemos que as ancoras das suas vidas foram lançadas a este mar.
Um mar desconhecido onde um barco navega rumo à liberdade.
São doze homens presos num navio.
São doze homens presos.
Não se trata de uma viagem física mas uma viagem interior que convida o público a fazer parte deste percurso aqui e agora.
Serão espetadores do que é a vida destes 12 marinheiros – os conflitos, as dificuldades, os receios e as saudades.
Mas cada dia, é um novo dia.
O projeto Pavilhão Mozart – Ópera na Prisão, promovido pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), decorreu entre 2014 e 2019 no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, com o principal objetivo de baixar os níveis de reincidência criminal de jovens reclusos. Durante este período foram recriadas e apresentadas, dentro e fora de muros, duas óperas de Mozart, que juntaram em palco reclusos, cantores e orquestras profissionais, familiares dos jovens e equipas do estabelecimento prisional. Na primeira edição do projeto, denominada Ópera na Prisão (2014-2016), foi levada à cena a ópera Don Giovanni; na segunda edição, que teve o nome Pavilhão Mozart (2017-2019), foi a vez de uma surpreendente versão de Così Fan Tutte ser partilhada com o público. Durante 2019, o último ano do projeto, a SAMP desafiou outros parceiros artísticos de Leiria a desenvolver com os jovens reclusos três residências artísticas, nas áreas de dança, teatro e audiovisuais, abrindo ao exterior as portas do Pavilhão Mozart – um pavilhão recuperado para que as artes performativas possam ter um espaço de criação permanente, para todos o que habitam o estabelecimento prisional, mas também aberto à comunidade como mais uma sala de cultura na cidade e região de Leiria.
Espetáculo seguido de conversa com o público.
VÍDEO
FICHA TÉCNICA
Encenação Frédéric da Cruz Pires
Assistente de Encenação Larissa Maria Ionascu
Dramaturgia Criação Coletiva
Direção Musical Bruno Homem
Cenografia Guarda Guerreiro
Adereços e Figurinos Carla Freire
Produção Leirena Tânia Alves
Equipa de Apoio Inês Valinho e Carolina Ventura
Músicos Fabrício Cordeiro, Bruno Homem e David Ramy
Atores Benedito Canvula, Bernardo Silva, Domingos Mateus, Estelvio Sambongo, Fábio Couchinho, Ivo Baetas, Jailson Landim, Jefferson Lopes Sá, João Martins, Leandro Frade, Mathieu Pinto e Rodrigo Leandro Baeta
Equipa técnica/ Produção SAMP
Coordenador do Projeto Pavilhão Mozart David Ramy
Diretora de Produção, Comunicação e Imagem Joana Gonçalves
Gestora de Projetos SAMP Sandra Sousa
Coordenadora de Familiares Raquel Gomes
Financiamento Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Inovação Social, Fundação Caixa Agrícola de Leiria
Parceiros locais Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, Câmara Municipal de Leiria, Escola de Dança Clara Leão, Leirena Teatro, Casota Collective
Promotor SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos
Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian
A programação da edição 2020 Isto é PARTIS tem por denominador comum os “novos centros de criação artística de hoje”, reunindo reflexão e partilha nacional e internacional, apresentações de projetos PARTIS e de outros projetos artísticos que, não sendo apoiados diretamente pela iniciativa PARTIS, refletem as atuais flutuações criativas geradoras de novas, e por vezes inesperadas, centralidades.
Ver ProgramaçãoA Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante o evento “Estamos todos no mesmo barco”, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística.
Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected].